A massagem desportiva é um tipo específico de massoterapia indicada especialmente para atletas, sejam eles profissionais ou amadores.

A prática de desporto é, sem dúvida, excelente para a saúde em geral. Contudo, o esforço exigido pode causar fadiga e, até mesmo, lesões no corpo.

Neste sentido, a massagem atua como uma aliada na recuperação do atleta, sendo aplicadas técnicas específicas em cada caso.

Saiba mais sobre os seus benefícios ao longo do artigo!

Massagem desportiva: Conheça os benefícios para atletas profissionais e amadores

Nada melhor do que uma boa massagem para relaxar e eliminar a tensão do corpo. No entanto, saiba que, quando se fala em massoterapia, é importante perceber que esta vai muito além do relaxamento.

No caso da massagem desportiva, temos uma verdadeira prática terapêutica voltada para quem pratica desportos e atividades físicas intensas.

Nesta modalidade, as técnicas aplicadas visam não somente amenizar dores ou lesões nos músculos, como também ajudar na recuperação muscular e melhoria da circulação sanguínea.

Estes efeitos combinados ajudam o atleta a potencializar o seu desempenho e rendimento durante os treinos e as competições.

Massagem pré e pós-competição

A massagem desportiva pode ser feita tanto antes como após um treino ou competição.

Quando feita antes de uma competição, esta ajuda a preparar a musculatura, ajudando no desempenho do atleta durante a prova.

É uma massagem tonificante, superficial e rápida que ativa o Sistema Nervoso Central, aquecendo os músculos, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e a estimulação.

Já quando aplicada após um treino ou competição, o objetivo da massagem é promover um efeito desintoxicante.

Através de movimentos leves e profundos, estimula-se a recuperação das fibras musculares, além da eliminação de resíduos metabólicos através da drenagem sanguínea.

É uma forma de ajudar o atleta a recuperar-se mais rapidamente e a prevenir futuras lesões.

Quais são os benefícios

É importante ressaltar que este tipo de massagem é feita de forma personalizada para cada atleta.

O profissional massoterapeuta irá considerar a fase de treino ou competição, além do nível e modalidade em que se encontra o atleta.

Por esta razão, todos os praticantes de atividades físicas intensas podem beneficiar deste tipo de ajuda.

1 – Recuperação mais rápida e eficaz

É comum que os praticantes de exercícios e desportos mais exigentes se deparem com a fadiga muscular.

A massagem atua como auxiliar na recuperação das fibras musculares e eliminação de toxinas do corpo.

Assim, os efeitos da fadiga são minimizados, promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz do atleta.

2 – Reduz edemas e processos inflamatórios

Após competições intensas ou um treino mais rigoroso, é comum que o praticante sinta dores musculares. Estas muitas vezes surgem como resultado de processos inflamatórios.

Com a massagem desportiva, as dores são aliviadas de forma progressiva, promovendo relaxamento muscular e mais resistência aos estímulos provocados pela prática desportiva.

3 – Melhora a circulação sanguínea

A massagem estimula o corpo, intensificando a circulação de sangue. Neste processo, o oxigénio é transportado de forma mais eficaz.

Isto potencializa a musculatura do corpo, promovendo mais condições favoráveis ao bom desempenho e facilidade na regeneração e recuperação do atleta.

4 – Reduz as hipóteses de lesão

Sofrer uma lesão é um pesadelo para qualquer atleta, pois pode acabar com meses de trabalho e treino intensos.

No entanto, com esta massagem reduz a hipóteses de lesão, uma vez que as técnicas ajudam na flexibilidade e amplitude dos movimentos do corpo.

Percebe como é importante incluir a massagem desportiva na sua estratégia de treino? Aqui no Studio Flow vai encontrar profissionais qualificados para restaurar o equilíbrio do seu corpo.

Agende a sua sessão e melhore o seu desempenho!