Sabia que na modalidade Pilates existem o Pilates clínico e o Pilates fitness? Ambos trazem diversos benefícios, contudo são indicados para situações diferentes.
O fortalecimento muscular, a resistência, o aumento da flexibilidade e a melhoria na postura são alguns dos resultados positivos dos praticantes.
Ao longo do artigo vamos explicar-lhe as características e as recomendações de cada uma das modalidades.
Pilates clínico vs. Pilates fitness: Conheça as principais diferenças
Quem começa a praticar pilates está à procura de mais qualidade de vida através do aprimoramento físico e do fortalecimento muscular.
Mas, entre os praticantes, há também aqueles que procuram tratar e amenizar sintomas de diversas doenças.
Nestes casos mais específicos, é importante saber que os exercícios podem ser diferentes e adaptados de acordo com as limitações do indivíduo.
Neste sentido, apresentamos-lhe de seguida as principais diferenças entre o Pilates clínico e o fitness.
1 – Benefícios e recomendações do Pilates clínico
A principal finalidade deste tipo de pilates é a reeducação postural. Os exercícios com menor impacto visam estimular e fortalecer os músculos que suportam a coluna.
Além disso, o método promove outros benefícios como o aumento da força muscular, a melhoria da coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e a consciência respiratória.
É importante lembrar sempre que, antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, deve procurar a avaliação de um profissional qualificado, observando possíveis doenças pré-existentes.
Dito isto, este tipo de pilates é a modalidade ideal para quem sofre com doenças como fibromialgia, lombalgia, hérnia de disco, problemas nas articulações e postura num geral.
Os exercícios são mais voltados para a reabilitação, recuperação de lesões e também amenizar dores.
As aulas são orientadas de acordo com queixas individualizadas, o que exige adaptação dos exercícios realizados de forma individual.
2 – Benefícios e recomendações do pilates fitness
Por sua vez, as aulas de pilates fitness são mais dinâmicas e envolvem exercícios nos aparelhos e no solo.
A sua principal finalidade é aumentar a resistência do corpo, através do uso de acessórios que aumentam o nível de dificuldade de execução dos exercícios.
Outros benefícios desta prática são a melhoria do sistema cardiorrespiratório, bem como o fortalecimento muscular e a consciência corporal.
O pilates também é um excelente aliado para a saúde mental, ajudando a reduzir quadros de stress e ansiedade.
O pilates fitness é recomendado para quem deseja manter a forma ou conquistar um bom condicionamento físico.
Já explicámos num outro artigo que o principal objetivo do método não é o emagrecimento, contudo há perda de calorias durante as aulas, o que ajuda na perda de peso.
Nesta modalidade de pilates, é possível fazer aulas individuais ou em pequenos grupos, sempre com um professor qualificado.
Já as aulas de Pilates clínico costumam ser individualizadas ou realizadas com, no máximo, dois alunos.
Independentemente do método, tanto o Pilates fitness como o clínico promovem benefícios que são igualmente percebidos pelos praticantes.
Aqui no Studio Flow temos aulas individuais para quem deseja um treino mais personalizado e também aulas em grupo.
Contacte-nos e viva com mais saúde e bem-estar!