O pilates ajuda mesmo a fortalecer a imunidade? Que este tipo de atividade física promove inúmeros benefícios, já sabemos.

Contudo, será capaz de fazer com que o nosso corpo se torne mais resistente contra doenças?

De acordo com estudos científicos, sim! Saiba mais sobre o tema ao longo deste artigo.

Continue a ler.

Imunidade: Fortaleça a sua praticando pilates

Antes de explicarmos como o pilates atua no fortalecimento da imunidade, é importante compreender como funciona o sistema imune.

O sistema imune consiste numa complexa rede, composta por órgãos, células e moléculas, que formam a barreira de defesa do organismo.

Esta rede de defesa trabalha através da produção e libertação de anticorpos, que são capazes de neutralizar ou, até mesmo, destruir organismos causadores de doenças, os antígenos.

Apresentámos um conceito simplificado para facilitar o entendimento, porém trata-se de um sistema extremamente complexo e fundamental para a nossa saúde.

Mas, afinal, como o pilates interfere positivamente no funcionamento da rede de defesa do nosso organismo?

Sabemos que manter uma alimentação equilibrada, ter um sono de qualidade, assim como praticar atividade física regularmente é importante para uma vida saudável.

E os benefícios que percebemos “por fora”, como bem-estar e disposição, na verdade são resultado de ações que ocorrem dentro do organismo.

O fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, a manutenção do peso adequado e a libertação de hormónios são importantes fatores que previnem doenças.

E, da mesma forma, o sistema imune beneficia destes hábitos saudáveis para proteger o corpo contra agentes infeciosos e respostas inflamatórias.

Então qualquer atividade física pode ajudar a fortalecer a imunidade? A resposta é: depende.

Como o exercício físico atua no sistema imune

Os exercícios físicos, independentemente da modalidade, podem trazer muitos benefícios para a saúde de quem os pratica.

Porém, tratando-se especificamente do sistema imune, há algumas particularidades a considerar.

Fatores como a regularidade, a intensidade, a duração e o tipo de esforço executados durante a prática da atividade física, podem prejudicar a resposta imunológica do corpo.

De acordo com estudos, a prática de atividades prolongadas, com mais de 90 minutos ou de alta intensidade, sem o descanso de 48 horas, pode culminar na redução das células imunes.

Isto aumenta a vulnerabilidade do organismo, favorecendo o surgimento de doenças infecciosas.

Por sua vez, as atividades físicas praticadas de forma moderada estimulam as células imunes, além de aumentarem a concentração de leucócitos no sangue, células de defesa importantes para combater infecções.

Estima-se que a concentração de leucócitos atinge o seu pico entre 30 a 120 minutos após a atividade física, e pode manter-se até 24 horas após a realização.

Por isso, o pilates é um excelente tipo de atividade física quando pensamos no fortalecimento da imunidade.

As sessões de pilates exigem esforço moderado, ideal para a produção das células de defesa, conforme explicámos acima.

Todo o corpo é beneficiado, promovendo a prevenção de doenças como pneumonia e gripe, além de melhorar a função cardiorrespiratória, melhorar a resposta às vacinas e o aumento do metabolismo de glicose, lipídeos e insulina.

E que tal começar 2023 a colocar a sua saúde em primeiro lugar? Contacte-nos e agende a sua aula!