A atividade física regular é, frequentemente, aconselhada pelos médicos e psicólogos. Isto parece algo repetitivo, mas saiba que não é em vão que tal acontece.
Movimentar as articulações traz diversos benefícios tanto para a saúde mental como para a física.
Há, sem dúvida, uma enorme relação entre a prática de exercícios e a manutenção da saúde mental. Na verdade, isto já é um consenso entre os profissionais de saúde.
Pesquisas recentes mostram que a atividade física regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pessoas que sofrem de Alzheimer, por exemplo.
Entre as novas descobertas, afirma-se que caminhar, correr ou pedalar são essenciais para a manutenção da capacidade neurológica, mesmo com o avanço natural da idade.
Com a grande redução dos níveis de atividade física entre a população global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que estamos a viver uma epidemia de sedentarismo.
Ou seja, este tema transformou-se num grande problema de saúde pública, responsável por dois milhões de mortes a cada ano.
Em geral, quando se fala sobre os riscos do sedentarismo para a saúde, é comum abordarem-se temas como a hipertensão, a diabetes, a obesidade e outras doenças cardiovasculares.
Mas o impacto dos hábitos sedentários na saúde mental pode ser igualmente devastador.
Segundo dados epidemiológicos, as pessoas moderadamente ativas têm menos risco de serem acometidas por problemas de ordem mental do que as sedentárias.
O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, de depressão, de aumento de ansiedade, de stress, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.
Isto mostra que a participação em programas de atividades físicas pode trazer benefícios tanto na esfera física como na psicológica.
Atividade física: 7 benefícios para a saúde mental
Já sabemos que a atividade física é muito eficaz na prevenção de diversas doenças, sendo algo essencial e insubstituível para manter o bem-estar mental, não é verdade?
Sendo assim, listámos 7 benefícios desta prática para a mente. Fique a par!
Melhora o humor
A endorfina e a serotonina são hormonas essenciais para a manutenção do bem-estar, além de responsáveis pela sensação de prazer.
Esta resposta hormonal ao exercício é sentida minutos após a finalização da prática. Por isso, sentimos tanta disposição depois de uma caminhada, por exemplo.
Garante noites de sono com mais qualidade
As atividades físicas também ajudam a dormir bem. E os motivos para isso vão além do cansaço físico natural do dia a dia que provoca sono.
Os exercícios físicos elevam a temperatura corporal, produzindo efeitos calmantes no cérebro. Pois uma mente calma facilita a chegada do sono.
Reduz os níveis de stress
Os níveis de stress são altamente combatidos durante a prática de exercícios. Muitas pessoas afirmam ir ao ginásio justamente para se livrarem do stress acumulado ao longo do dia ou da semana, cheia de afazeres no trabalho.
O efeito positivo desta prática pode ser sentido a nível mental e físico.
A tensão contida dos músculos do corpo é libertada, promovendo uma sensação agradável de relaxamento e bem-estar.
Aprimora o poder de concentração
As mesmas endorfinas que a ajudam a sentir-se bem e livre de preocupações também ajudam o seu cérebro a funcionar melhor. Sendo assim, a sua concentração, a memória e o raciocínio lógico são potenciados.
Reduz as dores no corpo
Sabe por que sente dores musculares inexplicáveis em períodos prolongados de sedentarismo?
Isto acontece como resultado da ausência de serotonina no organismo, que aumenta a sensibilidade à dor.
Como os exercícios físicos incentivam a produção desta hormona, consegue assim regular a sua quantidade no organismo, atuando como um analgésico natural.
Assim, deixa de ser supersensível à dor e consegue passar vários dias sem senti-la.
Controla a ansiedade
O fator ansiedade também está relacionado com a produção de serotonina no organismo. Além de garantir o bem-estar, sente-se calmo e relaxado.
Com isso, a sua mente consegue desacelerar, permitindo que tenha um descanso mental prolongado.
É recomendado que pessoas ansiosas façam atividades físicas diariamente. Com o tempo, logo perceberão uma diminuição considerada da sensação de ansiedade.
Fortalece a autoestima
À medida que as mudanças físicas começam a ser notadas, como a redução de medidas, grande parte das pessoas começam a ficar mais motivadas para a prática de exercício físico.
A satisfação com a aparência física aliada à mentalidade positiva, também provocada por atividades físicas rotineiras, fortalece a autoestima e o amor-próprio.
Uma autoestima elevada faz com que as pessoas fiquem mais confiantes e decididas.
Gostou das nossas dicas? Então está na hora de se movimentar, de modo a garantir uma mente forte e saudável. Bom treino!