O nome Mat Pilates diz-lhe alguma coisa? Pois saiba que esta é uma prática muito importante do universo do Pilates.

O pilates é uma das atividades físicas mais populares nos dias de hoje.

Além disso, a prática oferece diversas modalidades para escolher qual se adequa mais às suas necessidades.

E para esclarecer todas as suas dúvidas, reunimos neste artigo várias informações sobre esta prática que tem ganho cada vez mais adeptos.

Mat Pilates: Conheça as características desta modalidade

O Mat Pilates nada mais é do que uma versão do método tradicional do Pilates.

Nele, os exercícios são praticados apenas no Mat, que significa “tapete no chão”. Ao contrário do Pilates, que é executado em diversos equipamentos.

Uma das diferenças do pilates em equipamentos é que, no pilates em tapete, os músculos são trabalhados duplamente, pois são alongados e tonificados ao mesmo tempo.

Nesta modalidade é muito trabalhada a força abdominal e a estabilidade, além, claro, dos outros grupos musculares.

Nesta versão do pilates, podemos observar que é exigida muita concentração do praticante, pois envolve a participação do corpo e mente em todos os movimentos executados.

Este é considerado mais difícil do que o pilates tradicional. Por isso, pode ser considerado uma evolução do mesmo.

Isto porque, ao usar o próprio corpo como peso, consegue aumentar o nível de dificuldade dos exercícios e exigir mais controlo da coordenação corporal e maior concentração.

As suas combinações proporcionam diversos benefícios aos praticantes, pois ajudam no desenvolvimento de um corpo tonificado e saudável.

Esta modalidade exige total consciência, força, alongamento e equilíbrio para ser realizado da forma correta.

Por isso, ficará a conhecer o seu corpo com a prática desta atividade. Os seus músculos serão trabalhados em dose dupla com o alongamento e a tonificação, que são característicos desta modalidade.

Quais são os principais benefícios?

Através de exercícios realizados no chão, o Mat Pilates trabalha flexibilidade e força, a partir da musculatura que envolve o centro de gravidade e o equilíbrio do corpo.

Foi a pensar em todos os resultados que são visíveis logo no início da prática que separámos 4 benefícios que esta modalidade pode proporcionar à saúde. Fique a par!

Desenvolvimento pleno dos músculos

Os movimentos clássicos do Pilates, além do esforço e equilíbrio que exigem, são a garantia de que todos os músculos do seu corpo serão trabalhados igualmente.

Entre os benefícios ao praticante estão o fortalecimento dos músculos, um maior equilíbrio e uma melhoria da coordenação motora.

Maior conexão entre corpo e mente

Ao lado do Yoga, esta modalidade é uma das práticas que melhor contribuem para aumentar a integração entre a mente e o corpo.

Isto acontece porque a prática desta modalidade é uma combinação entre movimentos e respiração.

Portanto, fornece estímulo para a mente sentir o corpo a cada movimento e a cada inspiração e expiração. 

Aumento da flexibilidade do corpo

Se sente o seu corpo rígido e inflexível, até mesmo nas atividades mais quotidianas, esta pode ser a modalidade física que melhor atenderá as suas necessidades.

Em conjunto com o equilíbrio e a força física, a flexibilidade é um dos benefícios corporais que mais levam pessoas à prática destas aulas.

Afinal, os seus movimentos foram pensados justamente para trabalhar os músculos e as articulações, de modo a recuperar a saúde e a mobilidade do corpo.

Correção e alinhamento da postura

A amplitude de cada movimento que envolve esta prática é o que a torna tão poderosa para a saúde física.

Problemas devido à postura, por exemplo, são corrigidos gradualmente durante as aulas.

O alinhamento é, constantemente, trabalhado nos exercícios para fortalecer a coluna e alinhar de forma mais adequada e natural com a dinâmica física do seu corpo.

Gostou dos benefícios do Mat Pilates? Então talvez deva considerar a prática desta modalidade, de modo a conquistar uma maior qualidade de vida para si.