Os benefícios do Yoga já são inegáveis, mas quando o assunto é Yoga Nidra, tornam-se ainda mais evidentes.

Esta vertente do Yoga atinge um nível de relaxamento muito superior, quer seja a nível físico ou mental. Chega mesmo a ser capaz de provocar um dos estados mais relaxados proporcionando um sono profundo, no qual está consciente.

Ficou curioso? Vamos explicar-lhe tudo sobre este tipo de Yoga.

Yoga Nidra: Saiba tudo sobre esta tendência

O Yoga Nidra não é propriamente uma novidade, é referido em textos dos séculos VI e VII, tendo aparecido mesmo antes do Budismo e da Era Comum.

Quem voltou a dar vida a esta vertente do yoga foi Satyananda Saraswati e tornou-se popular ainda no século 20.

De forma simples, esta atividade passa pela colocação de sons sagrados ou vibrações dentro de partes específicas do corpo, às vezes através do toque físico.

É uma técnica que proporciona um relaxamento profundo através de uma sessão que é guiada por um professor. Este fica encarregue de criar um espaço seguro e de confiança propenso ao relaxamento.

Yoga Nidra vs. Meditação

Apesar de ser frequentemente associado a uma meditação, tem diferenças significativas.

Uma delas é a posição corporal. Enquanto a meditação deve ser feita de pé ou sentado, este tipo de yoga pratica-se deitado.

Os objetivos também são muito diferentes. A meditação serve para esvaziar a mente, já esta atividade foca-se em criar uma viagem multinível, através do corpo, mente e espírito para aumentar a consciência.

O nível de esforço também é um fator que os diferencia. Na meditação é preciso habituar-se a desligar-se, exigindo um nível de concentração muito alto.

Neste tipo de Yoga, é muito mais reduzido por ter um profissional que irá guiar durante toda a jornada.

Os estados da consciência

É importante referir que a nossa mente passa por três níveis de consciência para atingir o relaxamento profundo:

  • Desperto;
  • Sonho;
  • Sono Profundo.

No primeiro, usa-se a consciência, a inconsciência e a subconsciência. Portanto, está completamente acordado e a mente está ativa em todos os níveis.

No segundo, já são apenas utilizados o nível inconsciente e o subconsciente.

No último, só está ativo o subconsciente. Neste estado as memórias não têm imagens e não têm acesso aos pensamentos e ações do estado desperto.

É então no Sono Profundo que alcança o estado pretendido no Yoga Nidra.

Dito desta forma, até pode parecer complicado de atingir, mas na verdade é bastante acessível e com a prática torna-se cada vez mais fácil.

Quais são os benefícios?

Esta atividade pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e apresenta resultados logo depois da primeira sessão.

É evidente que tem muitas vantagens para a mente, corpo e bem-estar de qualquer pessoa. Mas vamos listar alguns dos mais comuns:

  • Equilibra o sistema nervoso;
  • Melhora o desempenho cognitivo;
  • Proporciona noites de sono mais satisfatórias;
  • Baixa a pressão atrial;
  • Relaxa a mente.

Estes são apenas uns dos tantos benefícios que esta atividade pode proporcionar. Existem diferentes estágios, como referimos anteriormente, que podem ajudar o corpo e a mente a regenerarem-se automaticamente. Já alguma vez pensou em praticar Yoga Nidra? Como pode perceber tem inúmeras vantagens e pode ser exatamente a atividade de que precisa!