Que os exercícios físicos são os maiores aliados para manter a saúde do corpo, já todos sabemos. Mas, além disso, praticar atividades físicas também ajuda no bem-estar mental, aliviando de forma significativa o stress.
Quando nos mantemos ativos, o nosso corpo liberta algumas substâncias que são as responsáveis por proporcionar a sensação de relaxamento.
Não percebe bem como isto acontece? Continue a leitura que explicamos tudo!
Stress: Pratique atividades físicas e alivie os sintomas
Sentirmo-nos stressados é algo comum no estilo de vida moderno. Os permanentes desafios profissionais, a agitação das grandes cidades e a negligência em relação aos hábitos saudáveis são alguns dos fatores que contribuem.
Soma-se a isto o sedentarismo, que além de prejudicar a saúde do nosso corpo, também potencializa este sentimento. É importante referir que um nível elevado tem efeitos nocivos no nosso quotidiano.
Muitos estudos indicam que a permanência prolongada e excessiva neste estado pode levar a:
- Dificuldades de concentração
- Cansaço mental
- Indiferença emocional
- Agressividade
- Perda de memória
- Apatia
Além disso, o stress em demasia pode desencadear problemas físicos, afetando o sistema imunitário e prejudicando o bom funcionamento das defesas do corpo.
Como os exercícios aliviam o stress?
Praticar exercícios físicos regularmente é uma das maneiras mais eficazes de combater este sentimento.
Entre os benefícios de ter uma rotina mais ativa, estão uma redução considerável nos níveis de ansiedade e depressão. Consequentemente sentimos um aumento da sensação de bem-estar e autoestima.
Isto porque uma série de substâncias são libertadas na corrente sanguínea que aumentam a sensação de bem-estar e prazer. A principal é a endorfina, hormona natural produzida pelo cérebro durante e após o exercício físico.
A endorfina é considerada um analgésico natural que reduz o stress e a ansiedade, aliviando as tensões. É até recomendada no tratamento de depressões leves.
Quais são os melhores exercícios para combater o stress?
É importante referir que deve escolher uma atividade que dê prazer. Contudo, existem algumas modalidades que são bastante recomendadas pelos efeitos benefícios no corpo e na mente.
1 – Corrida
Correr é um exercício com enorme potencial para estimular a produção de endorfina. Também fortalece a mente porque os treinos exigem bastante motivação.
Quando praticada ao ar livre, em parques, por exemplo, os efeitos são ainda mais benéficos. Alivia a tensão e proporciona interação social, o que contribui para o relaxamento.
2 – Dançar
Dançar é, para muitas pessoas, uma maneira de aliviar a tensão, expressar-se ou pode servir como um refúgio.
Por ser uma atividade divertida, criativa e desafiadora, acaba por ser ideal para quem deseja distrair-se e concentrar-se em algo positivo.
3 – Pilates
O pilates é uma das modalidades de exercício que favorecem a conexão entre o corpo e a mente. O ritmo lento e longo da respiração durante as aulas é oposto à respiração ofegante de quem está stressado e isso proporciona relaxamento.
Além disso, as posturas e alongamentos relaxam costas e punhos, regiões que costumam sofrer durante as horas de trabalho.
4 – Desportos coletivos
Os desportos coletivos também são uma excelente atividade. Futebol, basquete, voleibol, ou qualquer outro exercício em grupo são facilitadores do convívio social e estimulam novas amizades.
Faça uma experiência, inclua os exercícios na sua rotina e em pouco tempo vai sentir os níveis de stress a reduzir!