5 formas realmente efetivas de aliviar a tensão muscular

Se sofre ou já sofreu com a sensação de cansaço, dor no peito, nas costas e sensação de rigidez nos músculos, é bem provável que sejam sintomas da tensão muscular.

Essas dores e desconfortos, na maioria das vezes, são resultado de maus hábitos na nossa rotina que nem percebemos. Quer saber como aliviar de forma efetiva este tipo de tensão?

Para o ajudar trouxemos 5 dicas que vão ajudar a eliminar os incómodos musculares. Não perca!

Tensão muscular: 5 dicas que vão ajudar a aliviar as dores e desconfortos

A tensão muscular pode ter múltiplas causas, e consiste numa resposta fisiológica do corpo quando é afetado por estímulos externos. A tensão pode variar em intensidade e costuma atingir os grupos musculares ligados à postura, nomeadamente: ombros, costas e pescoço.

Algumas causas deste tipo de tensão são:

  • Stress: Sintoma muito comum no estilo de vida moderno. É um dos principais fatores que fazem os músculos contraírem-se, criando tensão e, posteriormente, dor
  • Postura inadequada: Com uma má postura os músculos sofrem, pois têm de suportar um peso maior provocado pelo desvio postural. Esta sobrecarga pode ser sentida nas dores provocadas pela contração das fibras musculares
  • Uso do telemóvel: Sim, o telemóvel é um dos principais vilões. O uso excessivo pode causar dores na região do pescoço, graças à maior sobrecarga no pescoço inclinado para baixo
  • Problemas emocionais: A saúde mental também pode influenciar o corpo. Se as emoções estão desequilibradas, os músculos tendem a contrair-se, o que causa desconforto e fadiga

As consequências desta patologia vão além do incómodo na região afetada. Podem causar:

  • Indisposições
  • Cãibras
  • Espasmos musculares
  • Limitação dos movimentos
  • Evoluir para doenças mais graves

Veja a seguir o que pode fazer na sua rotina para aliviar os sintomas.

1 – Faça alongamentos

Fazer alongamentos é uma prática simples que vai ajudar (e muito) a relaxar os músculos e reduzir as dores causadas pela tensão. Especialmente o desconforto que atinge a coluna e os ombros.

Incline o pescoço nas quatro direções (direita, esquerda, para frente e para trás) e aguente cada posição durante 1 minuto.

Lembre-se que os alongamentos não devem proporcionar incómodo, apenas a sensação de que os músculos estão a ser puxados. Se sentir dor ou formigueiro, não repita os exercícios e procure um médico.

2 – Faça compressas de água morna

O calor proporcionado pelas compressas vai auxiliar no aumento da circulação sanguínea, e assim relaxar os músculos, aliviando a tensão.

Basta molhar uma toalha com água quente, envolvê-la num saco plástico e então aplicar no local dorido durante 20 minutos.

3 – Faça massagens

Não há dúvidas de que as massagens são muito relaxantes e, portanto, grandes aliadas no alívio da tensão muscular.

Os movimentos da massagem podem ser potencializados com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias, agindo diretamente no foco da dor.

Um óleo de massagem ou hidratante corporal também podem ajudar as mãos a deslizar pela região afetada. Pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares durante dois minutos ou até que o creme seja absorvido.

4 – Pratique exercício

Manter o corpo ativo diariamente ajuda a minimizar as dores e aumentar a flexibilidade dos músculos. Mas lembre-se, é preciso respeitar os limites do seu corpo, ou irá sofrer com efeitos contrários ao desejado.

5 – Cuidado na escolha da almofada

A almofada que usa também pode estar a contribuir para esta tensão.

Dê preferência a modelos mais firmes e baixos para sustentar o pescoço e a coluna, e na altura de dormir evite ficar de bruços.

Estas são dicas simples, mas que certamente vão ajudar a aliviar a tensão muscular. É igualmente importante investigar as causas da tensão e também tratá-las para que as dores e desconfortos não sejam recorrentes.