4 aulas para garantir o fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular é de extrema importância para a saúde. Isso porque os músculos do nosso corpo são fundamentais para o funcionamento do organismo.

Além de melhorar o condicionamento aeróbico, ter a musculatura forte e resistente também protege os ossos, articulações e melhora o metabolismo.

No entanto, para que a musculatura traga todos esses benefícios, ela precisa ser exercitada. Por isso trazemos este artigo com 5 dicas para garantir o fortalecimento muscular. Conheça-as!

Fortalecimento muscular: 4 aulas que pode fazer

São diversas as modalidades de exercícios que auxiliam no fortalecimento muscular e proporcionam vários benefícios. Estamos a falar de Musculação, Pilates, Treino Funcional e Yoga.

Os resultados obtidos através destas modalidades são extremamente benéficos ao corpo, garantindo:

  • Maior resistência
  • Aumento da massa magra
  • Melhoria da postura
  • Melhora e protege as articulações
  • Melhoria da estrutura óssea
  • Ossos mais resistentes
  • Aperfeiçoa o condicionamento físico
  • Estimula o funcionamento do metabolismo
  • Queima calorias e ajuda na redução de peso

Veja a seguir como atingir estes resultados, conhecendo um pouco mais sobre cada modalidade de atividade física.

1 – Pilates

A principal função dessa atividade é definir a musculatura e para isso, trabalha-se muito mais a resistência muscular do que a força.

Além disso, no pilates, são feitas mais repetições com cargas mais leves, ao contrário da musculação, onde são feitas menos repetições com cargas mais pesadas, o que aumenta a tonificação corporal.

No pilates, os músculos do abdômen e costas são os mais trabalhados, o que melhora a estabilidade do tronco e também alivia dores na lombar. Além disso, exercita também a respiração e fortalece o diafragma.

Por isso o pilates é um ótimo meio de trabalhar o fortalecimento muscular.

2 – Treino funcional

O treino funcional é bastante diversificado. Por essa razão atrai muitas pessoas que não gostam das repetições e consideram os treinos no ginásio muito entediantes.

Essa modalidade de atividade trabalha o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o sistema cardiorrespiratório.

São exercícios baseados em movimentos que fazemos no cotidiano, como agachar, pular, correr, girar, empurrar… Além disso, ele exercita simultaneamente os grandes grupos musculares.

3 – Musculação

A musculação é uma das atividades físicas mais procuradas por quem deseja modelar o corpo. E, apesar dos treinos serem um pouco mais metódicos em comparação com os exercícios anteriores, também trazem muitos benefícios para o corpo.

Os treinos proporcionam o ganho de massa magra, sendo uma atividade bastante eficaz também no ganho de massa óssea. Além disso, oferece menor risco de lesões do que alguns desportos, como futebol, tênis e basket.

Porém, é importante ter orientação profissional antes de iniciar qualquer atividade e respeitar sempre os limites do seu corpo.

4 – Yoga

O Yoga não oferece hipertrofia propriamente dita como a musculação, mas fortalece, esculpe e tonifica um conjunto de músculos do seu corpo.

Algumas posturas têm um efeito tonificante e, para cada músculo, existe um exercício adequado. Alguns são voltados para tonificar as coxas e os glúteos, outros mais aconselhados para tonificar os oblíquos.

A prática inicia-se com posturas de base bastante simples. E, conforme os músculos são tonificados, mais resistência ganha. Essa resistência vai permitir-lhe aumentar a dificuldade dos exercícios.

Independente do tipo de atividade física que vai fazer, o importante é garantir o fortalecimento muscular e assim ter um corpo mais saudável e resistente. Por isso, siga as nossas dicas e comece já a praticar!