6 motivos pelos quais deve trabalhar a sua postura

Habituar-se a realizar as atividades do dia a dia com a postura errada é algo que acontece com frequência. Mas poucos sabem o quanto é prejudicial para a saúde.

Uma boa postura corporal é muito mais do que uma questão de estética. Uma posição inadequada ao trabalhar ou fazer tarefas domésticas causa vários problemas, como dores no pescoço e nas costas.

Estes sintomas podem evoluir e resultar, com o tempo, numa disfunção na coluna vertebral.

A seguir, deixamos 6 motivos pelos quais deve trabalhar a postura e manter a saúde do seu corpo.

Postura corporal – qual a sua importância e como melhorá-la

Ter uma má postura pode prejudicar seriamente a saúde de quem não trabalha para corrigi-la.

Além de deixar a silhueta assimétrica, uma posição incorreta vai refletir-se na funcionalidade. E também na maneira como os músculos se comportam quando estamos parados.

Ter uma boa postura é fundamental para a autoestima e para a saúde do corpo, o que contribui para a qualidade de vida. Isto previne diversos problemas, como a escoliose e a hérnia de disco, além de melhorar a capacidade respiratória.

Vale a pena lembrar que estas doenças causam extremo desconforto e dores. Portanto, é importante tomar providências o quanto antes para corrigir o problema… preferencialmente antes deste aparecer.

A seguir, trazemos 6 benefícios associados à manutenção de uma postura adequada. Conheça-os.

1 – Evita complicações de saúde

Uma má postura pode oferecer danos e complicações severas à saúde. Falamos do:

  • Aparecimento de hérnia de disco
  • Dores nas costas
  • Má circulação sanguínea

Além disso, ao longo dos anos, é possível que a pessoa obtenha um “desleixo” permanente, impossibilitando a reparação da coluna.

Para melhorar e corrigir, é essencial encontrar motivação. Lembre-se sempre de se sentar corretamente e procurar móveis que favoreçam o conforto e o bem-estar da coluna.

Massagens relaxantes também ajudam a eliminar a tensão do corpo e ativar os tecidos das costas.

2 – Reduz o stresse

Sentar-se com a coluna direita quando se sente cansado, pressionado, ou stressado pode colocar um fim a essas emoções negativas.

Uma melhor postura também pode ajudar a aumentar a disposição e produtividade, portanto, pratique este hábito.

3 – Melhora a autoestima

Um problema de baixa autoestima pode ser resolvido com postura, tanto em termos de atitude, como em termos ergonómicos.

Pesquisas sugerem que quando exercemos a postura correta, tanto em pé quanto sentados, tendemos a ter um pouco mais de autoestima.

4 – Melhora a respiração

Manter a postura ereta auxilia na abertura das vias aéreas, garantindo uma respiração adequada. Desta maneira, o oxigênio circula livremente através do sistema cardiopulmonar.

5 – Aumento na capacidade de concentração

Com a respiração correta, o corpo produz maior oxigenação no cérebro e aumenta a capacidade de pensamento, ideias e concentração.

A memória também é positivamente afetada pela boa postura.

6 – Melhora a confiança e consciência corporal

Com o corpo mais ereto é possível obter resultados imediatos, como parecer mais alto e também obter uma silhueta mais bela.

Além disso, diversos estudos já comprovaram que a postura influencia positivamente a aparência, oferecendo mais segurança e confiança à pessoa.

Deu para perceber o quanto é importante manter uma boa postura nas atividades do nosso dia a dia?

Por isso, a partir de hoje passe a andar o mais direito possível, tanto em casa como no trabalho. Considere exercícios como pilates e yoga que ajudam muito na correção da postura corporal.

Certamente irá sentir muitos resultados positivos se cuidar da saúde da coluna a longo prazo.