5 dicas para minimizar as dores dos torcicolos

Pode ser ao acordar, graças a um desconforto na almofada. Pode ser na hora do café, após uma tarde de má postura. Ou até mesmo horas depois de uma atividade física. Mas uma coisa é certa: os torcicolos podem aparecer quando menos se espera.

Esta dor no pescoço, que limita os movimentos e causa desconforto por alguns dias, pode acontecer a qualquer um e a qualquer momento. Mas saiba que é possível amenizar as dores seguindo algumas dicas.

Quer saber como? Continue a ler este artigo e descubra o que pode fazer para melhorar as dores causadas pelos torcicolos.

Torcicolos: O que é, como prevenir e amenizar as dores durante uma crise

Todos nós conhecemos alguém que, em algum momento da vida, sofreu com as dores do torcicolo. Ou (infelizmente) fomos nós mesmos que encaramos esse mal.

Os torcicolos não são nada mais do que um espasmo dos músculos que ficam ao lado da coluna cervical. É provocado por um estiramento ou pela contração prolongada dos músculos do pescoço.

Este incómodo pode surgir devido à má postura, a um movimento brusco na região do pescoço ou ao posicionamento inadequado na hora de dormir.

Se deseja evitar uma ocorrência deste tipo, aqui vão algumas dicas para prevenir o aparecimento dos torcicolos.

1 – Tenha cuidado com a posição na hora de dormir

Dormir de barriga para cima é sempre a melhor opção, pois a coluna repousa de forma mais confortável. Mas se prefere repousar de bruços ou de lado, verifique se a almofada não está muito alta.

2 – Mantenha o conforto no local de trabalho

Se é daquelas pessoas que passam a maior parte do tempo sentada numa cadeira de escritório, é muito importante prestar atenção à sua postura.

O ideal é que o computador esteja ajustado para ficar na altura dos seus olhos, de modo a que não precise forçar o pescoço para baixo para ver a tela. A postura na cadeira também é importante. Faça pequenos intervalos para alongar durante o dia.

3 – Mantenha sempre uma postura adequada

Manter uma má postura pode forçar os músculos e ligamentos que sustentam o pescoço causando, assim, o torcicolo. Pode mesmo resultar numa lesão com o passar do tempo.

Cabeça e ombros caídos para a frente são exemplos comuns de posturas que contribuem para o desenvolvimento de torcicolo. Estas posições fazem com que a parte superior das costas caia também, criando stresse em toda a coluna.

4 – Distribua o peso

Um erro muito comum que cometemos é o de carregar bolsas, mochilas e sacos só de um lado do corpo. Esta ação faz com que os ombros fiquem desnivelados, causando dor.

Preste atenção quando transportar bolsas e mochilas. Mantenha os ombros sempre no mesmo nível e tente carregar somente o necessário. Se possível, prefira utilizar uma mochila que divida o peso igualmente nos ombros.

Afinal, como diminuir as dores dos torcicolos?

Se infelizmente já foi acometido pelo torcicolo, e está a sofrer com as dores na região do pescoço, aqui vão 5 dicas para aliviá-las.

1 – Água quente

Usar uma bolsa de água quente ou deixar cair bastante água quente durante o banho pode trazer alívio. Isso porque o calor ajuda a relaxar os músculos.

2 – Massagens

As massagens também podem ser aliadas no alívio da dor. Mas cuidado! Nada de movimentos bruscos ou massagens fortes, pois assim o efeito poderá ser o oposto.

3 – Analgésicos

Analgésicos também são recomendados para o alívio da dor. Nunca recomendamos a automedicação, portanto, procure um médico para saber qual medicamento é o mais indicado.

4 – Colar cervical

É um item que pode auxiliar no tratamento. Imobiliza a região e funciona como uma muleta para o pescoço, sustentando a cabeça de modo que a musculatura do pescoço não precise de ter esse trabalho.

5 – Repouso

Ficar numa posição confortável em que sinta menos dor ao longo do dia vai ajudar a melhorar e curar mais rapidamente.

Previna-se sempre em relação à postura e evite ser apanhado de surpresa por estes terríveis incómodos chamados torcicolos.