5 dicas para minimizar o impacto do stress e ansiedade na sua vida

Cada vez mais pessoas no mundo sofrem com stress e ansiedade. E, os sintomas destes males começam a surgir cada vez mais cedo, afetando até mesmo crianças e jovens.

As causas são variadas, mas têm cada vez mais a ver com o estilo de vida moderno, que através das tecnologias trouxe muita praticidade. Mas, ao mesmo tempo faz com que tenhamos que trabalhar mais para sermos considerados produtivos.

O impacto do stress e da ansiedade nas nossas vidas pode ser extremamente prejudicial, e inclusivamente levar a doenças mais graves como depressão ou problemas cardíacos.

A seguir, trazemos-lhe 5 dicas para desacelerar e levar uma rotina mais tranquila. Conheça-as!

Stress e ansiedade: 5 dicas simples que vão ajudá-la a desacelerar

Com a correria e as atribulações dos dias atuais, o excesso de informações e a natural exigência da economia por melhores resultados, torna-se fundamental que cada um de nós aprenda medidas para gerir e reduzir o stress.

Pode parecer difícil, mas com autoconhecimento e algumas mudanças de hábitos é possível equacionar trabalho, resultados e qualidade de vida.

Veja as nossas dicas que ajudá-la na missão de ter uma rotina mais tranquila e saudável!

1 – Evite cafeína, álcool e nicotina

Evite, ou pelo menos reduza, o consumo de nicotina e qualquer bebida que contenha cafeína e álcool. A cafeína e a nicotina são estimulantes e, assim, aumentam o nível de stress, em vez de reduzi-lo.

O álcool é um depressor quando tomado em grandes quantidades, mas age como um estimulante em quantidades menores. Portanto, usar o álcool como uma forma de aliviar o stress não é útil.

Troque as bebidas com cafeína e bebidas alcoólicas por água, chás de ervas ou sumos de frutas naturais diluídos e mantenha-se hidratada. Isso irá permitir que o seu corpo lide melhor com o stress e ansiedade.

2 – Faça mais pausas durante o seu dia

É normal querermos ter o maior nível de produtividade possível durante o trabalho, mas por vezes menos é mais. Está comprovado que é benéfico realizar várias pausas durante os turnos de trabalho.

Procure fazer mais pausas durante o expediente, mesmo que sejam em maior quantidade e mais curtas. O importante é ter o tempo suficiente para conseguir respirar um pouco.

Assim, além de aumentar a sua produtividade (mesmo trabalhando menos tempo) vai reduzir o stress proveniente do cansaço.

3 – Pratique Atividades Físicas

A prática de atividades físicas é a forma mais indicada de controlar a ansiedade. Isso porque elevam a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de bem estar.

Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade.

O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa. Quando anda, pensa.

A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e acaba por pensar nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar.

Poderá também fazer aulas de ioga ou de pilates como forma de libertar a mente.

4 – Durma melhor

A falta de sono é uma causa significativa de stress. Infelizmente este também interrompe o nosso sono, enquanto os pensamentos continuam nas nossas mentes, impedindo-nos de relaxar o suficiente para adormecer.

Ao invés de recorrer a medicamentos, o seu objetivo deve ser maximizar o seu relaxamento antes de dormir.

Certifique-se de que o seu quarto é um ambiente neutro e tranquilo, sem lembranças das coisas que o stressam.

Pare de fazer qualquer trabalho mentalmente exigente várias horas antes de ir para a cama, para que dê tempo ao seu cérebro para se acalmar.

Tomar um banho morno ou ler um livro calmo e pouco exigente por alguns minutos ajuda a relaxar o corpo, cansar os olhos e esquecer as coisas que o preocupam.

Também deve procurar ir para a cama mais ou menos à mesma hora, para que a sua mente e corpo se acostumem a uma rotina de dormir previsível.

5 – Dedique-se a trabalhos manuais

Um estudo internacional publicado em 2013, o qual entrevistou 3.545 pessoas de todo o mundo que tinham em comum o hábito de tricotar, comprovou que essa prática era benéfica no controlo da ansiedade.

Os participantes relatavam que tricotavam para relaxar, aliviar o stress e estimular a criatividade.

Mas é claro que não precisa fazer somente tricô para atingir este efeito. Trabalhos manuais no geral têm potencial terapêutico no combate do stress e ansiedade.

Seguindo estas dicas vai conseguir controlar melhor os sintomas destes males que tanto afetam a nossa vida. Deste modo terá uma rotina mais leve e tranquila ao mesmo tempo que cuida do corpo e da mente.