Benefícios que as aulas de pilates podem aportar à sua vida

Em geral, as aulas de Pilates podem ser realizadas por praticamente todas as pessoas.

As mesmas são especialmente importantes no estágio inicial/manutenção do tratamento de uma patologia ou na melhoria da condição física. A par disso podem ser uma mais valia ao nível desportivo, prevenindo lesões e melhorando o desempenho físico.

Se está a pensar em experimentar este método, ou se já é um praticante fiel, é bom saber quais são os benefícios do Pilates.

Resumidamente estas aulas têm um efeito direto no sistema neuromuscular, influenciando a melhoria da consciência corporal, padrões de ativação muscular, postura, equilíbrio e coordenação.

Os benefícios que podem ser obtidos através da prática de Pilates são diversos e muito interessantes para a saúde. Este método baseia-se no trabalho de força ou do centro do corpo, perceção do corpo durante o movimento e trabalho da respiração.

Aulas de Pilates: Quais as suas principais vantagens

O treino de força e flexibilidade acaba por trazer benefícios diretos para os músculos essenciais do corpo. E, os mais importantes são aqueles que apoiam e fortalecem a nossa coluna vertebral.

Este trabalho tem um impacto direto na nossa vida, já que ajuda a melhorar a postura durante as atividades diárias. Desta forma, é possível melhorar aspetos como:

  • Manter uma boa posição durante o tempo de trabalho
  • Ser capaz de estar mais horas em pé
  • Melhorar o equilíbrio em diferentes situações
  • Caminhar de maneira mais eficiente, suave e natural
  • Carregar objetos mais pesados ​​com menos esforço
  • Ser capaz de praticar atividades repetidas durante mais tempo

Além disso, o fortalecimento e a mobilidade desta área está diretamente relacionado à prevenção de determinadas patologias ao nível da coluna vertebral. As mais comuns são dor assintomática na região lombar, hérnias discais ou protrusões.

Trabalhar a consciência corporal ajuda muito no controlo muscular durante o exercício físico, reeducando os movimentos naturais do corpo.

Considerando que a grande maioria dos gestos e movimentos musculares quotidianos desenvolvem os mesmos padrões de movimento, determinada musculatura acaba por trabalhar excessivamente, causando uma sobrecarga excessiva nos tecidos e músculos.

Através das aulas de Pilates, vai aprender ou reeducar os seus movimentos para fortalecer e dar flexibilidade a toda a musculatura essencial. Isso porque, quem tem um tônus ​​muscular baixo e amplitudes de movimentos muito limitadas, sente mais dor ou desconforto nas diferentes articulações do corpo.

Aulas de Pilates e a respiração

O trabalho da respiração é um dos aspetos abordados nas aulas de pilates.

Embora todas as pessoas mantenham uma respiração natural para sobreviver, este tipo de respiração natural diária não é suficiente.

Neste sentido, é necessário aprender a coordenar e fazer com que os músculos respiratórios trabalhem com o movimento. Assim, vai aprender a ter uma respiração eficiente diante de um trabalho muscular específico. E, isso no final permitirá que toda a musculatura trabalhe mais coordenada, levando o corpo a um treino mais eficiente.

Em resumo, as aulas de Pilates fornecem um trabalho de força e movimento que exige envolver a mente, a consciência e a respiração, e, tudo isso é feito com o objetivo de:

  • Aumentar a força das articulações
  • Recuperar as amplitudes naturais de movimento do corpo
  • Trabalhar os músculos fundamentais

As aulas de Pilates visam que cada pessoa, ao terminar a aula (que pode ser uma aula online), sinta uma sensação de relaxamento e menos tensão, tendo uma respiração mais profunda e, finalmente, sentindo menos peso muscular.