Aulas online: a nova tendência do fitness

Alguma vez pensou em fazer aulas online? A verdade é que o encerramento dos ginásios e estúdios de fitness, conforme solicitado pelo governo no início do estado de calamidade, fez com que as aulas passassem agora a ser online.

A isto acrescenta-se o cancelamento de quase todos os tipos de atividades desenvolvidas por personal trainers, o que fez com que a atividade tivesse de ser reorganizada para continuar a ser exercida.

Vídeos no WhatsApp e lives no Instagram ou Facebook são os métodos mais utilizados pelos professores para manter contacto com os seus alunos.

Muitos alunos e professores aderiram a esta modalidade de forma a continuar os seus exercícios durante a quarentena.

Como as pessoas não quiseram parar de treinar devido a esta situação, a verdade é que as aulas online de fitness foram uma solução muito interessante. Na verdade, há muito mais pessoas a treinar em casa desde o início da pandemia do que aqueles que estavam efetivamente inscritos nos ginásios.

Assim, podemos desde já dizer (por experiência) que esta é uma boa opção para continuar a exercitar-se e manter-se saudável (física e psicologicamente).

No caso de yoga e pilates, como são atividades relaxantes tornam-se muito importantes nesta altura para manter a saúde mental.

Aulas online: A dinâmica deve manter-se

Quem pratica exercícios em casa deve continuar com rotinas semelhantes às que tinha e não deve adicionar novos exercícios. Pelo menos, não antes de falar com o profissional que o acompanha.

Atualmente os ginásios e professores de modalidades desportivas estão a trabalhar através das redes sociais e WhatsApp. Esta nova modalidade de teletrabalho é uma forma de os professores não perderem o contacto mais direto com os seus alunos.

Além disso, numa altura em que o mais importante é oferecer valor, os profissionais que se reinventaram são aqueles que vão futuramente continuar a colher os frutos do seu trabalho.

Para a maioria das pessoas, o coronavírus causa apenas sintomas leves ou moderados, como febre e tosse. Para alguns, especialmente idosos e pessoas com problemas de saúde crónicos, pode causar doenças mais graves, incluindo infeção nos pulmões.

Ainda assim, independentemente da idade, uma boa alimentação e a prática de exercícios podem ser cruciais, tanto para jovens como para idosos, ajudando-os assim a manter o sistema imunitário mais fortalecido.

Como se manter motivada para fazer exercício, mesmo com aulas online

Recriar a dinâmica instrutor-aluno num momento em que os ginásios e estúdios estão fechados, é um desafio.

Acrescentamos a isto o facto de que muitas pessoas não terem o equipamento e pesos adequados para fazer exercício.

Mas existem outros truques para aumentar a motivação. Criar um espaço em casa/jardim dedicado ao exercício é fundamental para treinar.

Ao saber onde vai exercitar-se todos os dias, elimina muitas distrações e desculpas. Além disso, ter este espaço também vai ajudar a manter a motivação certa.

Vantagens de fazer aulas de yoga e pilates online

Embora possa fazer um sem número de exercícios em casa, saiba que fazer aulas de Yoga ou Pilates pode ser uma excelente opção. E, existem inúmeras vantagens em fazê-lo. Conheça as principais de seguida.

1 – Planeamento

Esta é sempre a principal razão na qual pensamos quando decidimos fazer aulas online de yoga ou pilates.

Às vezes, temos pouco tempo livre e não temos o suficiente para ir até um estúdio e fazer uma hora de aula.

Ao fazer estes exercícios online, pode gerir o tempo como desejar: de manhã cedo, depois de almoço, antes de dormir… você decide quando quer praticar.

2 – Pode alternar entre modalidades 

Pode alternar as duas modalidades, por exemplo, pilates pela manhã para alongar o corpo e começar o dia com vitalidade ou optar por uma aula matinal de yoga de forma a sentir-se mais descontraída. Ou, escolher somente a aula que lhe apetece fazer e, fazê-la no horário que mais lhe convém.

Como vê, as aulas online acabam por ser uma opção vantajosa. E, quer queiramos quer não, esta vai ser a próxima tendência na área do fitness.

E, no flow studio vamos continuar a acompanhá-la, mesmo do outro lado do ecrã.