Sabe como funciona a drenagem linfática? Já realizou este tipo de massagem algum vez?
Apesar da grande popularidade nos últimos anos, há ainda quem não conheça os seus benefícios ou acredite em alguns mitos.
O principal deles é: será que a drenagem linfática emagrece? Para descobrir a resposta e saber mais sobre este assunto, acompanhe o nosso artigo.
Drenagem linfática: O que é e quais os benefícios para o corpo
Depois de um dia de trabalho é comum sentir as pernas cansadas e pesadas, especialmente as mulheres que usam saltos altos sofrem deste desconforto.
Esta sensação de peso é causada pelo inchaço dos membros, gerado pela acumulação de líquido no corpo ao longo do dia.
Mas, porque é que isto acontece? O sistema linfático é o responsável por eliminar o excesso de fluídos dos tecidos e órgãos.
Capilares linfáticos e redes de vasos sanguíneos compõem este sistema, e drenam o excesso de linfa (causador do inchaço) para a corrente sanguínea.
Qualquer desequilíbrio no funcionamento do sistema linfático afeta a eliminação do excesso de líquidos.
Assim, há uma acumulação nos tecidos do corpo, e o resultando é um aspeto inchado, principalmente nas pernas.
Numa sessão de massagem de drenagem linfática, os movimentos efetuados ajudam o corpo a eliminar o excesso de fluidos e toxinas que acumulados no corpo.
Quais são os principais benefícios
Durante a sessão de massagem, são feitos movimentos suaves e num ritmo lento, preservando os vasos linfáticos e ao mesmo tempo estimulando a passagem da linfa através do sistema circulatório.
Alem da redução do inchaço, há uma melhoria da circulação entre outros benefícios tais como:
1 – Combater o inchaço do corpo
A principal finalidade deste tipo de massagem é reduzir o inchaço e a retenção de líquidos no corpo.
Os movimentos feitos pelo profissional facilitam a drenagem e eliminação dos líquidos que se acumulam e provocam desconforto.
2 – Ajuda a combater a celulite
A retenção de líquidos pode favorecer o aparecimento de celulite, que tanto incomoda principalmente as mulheres.
Com a eliminação destes líquidos, há também uma redução do processo inflamatório que causa a temida pele com aspeto de casca de laranja.
3 – Recuperação de lesões
A drenagem linfática também ajuda na recuperação de lesões musculares e das articulações.
Os movimentos realizados durante a massagem, além de promoverem uma maior oxigenação dos tecidos, favorecem a tonificação dos músculos.
4 – Ajuda na cicatrização
As sessões de drenagem ajudam a reduzir o edema localizado em certas regiões do corpo, melhorando assim a circulação do sangue.
Isto auxilia na oxigenação dos tecidos contribuindo para que traumas e feridas cicatrizem com maior rapidez.
5 – Elimina toxinas do corpo
O sistema linfático atua como filtro de substâncias e toxinas que circulam pelo corpo. A drenagem ajuda a transportar os líquidos que carregam estas toxinas para os gânglios linfáticos, tornando a sua eliminação mais eficaz.
Mas afinal, a drenagem linfática emagrece?
A resposta para esta pergunta é não. Isto é um mito, embora de facto possa haver uma redução de peso após uma sessão de massagem.
Mas, isto ocorre devido à eliminação de líquidos e não de gordura. Portanto, não se trata de um emagrecimento efetivo, apenas uma redução do inchaço.
De qualquer forma, a drenagem é indicada para muitas situações, como edema gestacional, hipertensão, reumatismo e no período pré e pós cirúrgico.
É importante procurar profissionais especializados e conhecer as contraindicações deste tipo de massagem.
Agende uma sessão no nosso estúdio, e aproveite todos os benefícios da drenagem linfática!