A raquialgia, vulgarmente denominada de dor nas costas, é um desconforto físico sentido por um grande número de pessoas. O mesmo pode ser causado por cansaço, stress ou traumatismos.
Outros motivos comuns que podem causar dores nas costas são: a postura inadequada no trabalho ou ao volante, uma série de exercícios mais pesados no ginásio…
O grande problema destas dores é que afetam a rotina diária, causando fadiga, indisposição e cansaço.
Uma atenuante que tem agravado esta condição é a rotina mais atribulada a que somos submetidas, reduzindo cada vez mais o tempo dedicado às atividades físicas.
Outro fator importante é o uso excessivo dos smartphones. A posição em flexão da cabeça sobrecarrega os ligamentos dos músculos e discos, o que causa dores crónicas na coluna.
Raquialgia: Saiba como tratar
Estima-se que as dores nas costas afetam 90% da população mundial (cerca de 3 em cada 4 pessoas). Um grande erro é ignorar, desvalorizar e minimizar esta condição.
Se os sintomas não forem tratados corretamente podem causar danos permanentes que poderão prejudicar tanto a vida pessoal como a profissional.
Mas a verdade é que a raquialgia pode ser tratada. Em grande parte dos casos o repouso e medicação devidamente prescrita aliviam significativamente o desconforto.
Assim, o tratamento que não esteja relacionado a complicações mais sérias pode ser feito através de:
- Repouso parcial;
- Compressas quentes e frias diretamente nas costas;
- Massagem localizada;
- Exercícios simples de alongamento;
- Fisioterapia;
- Atividades físicas.
5 maneiras eficazes de prevenir as dores nas costas
Todas as dores precisam de ser diagnosticadas e tratadas adequadamente. Porém, queremos que conheça algumas dicas que podem ajudar a combater este incómodo.
Com alguns cuidados simples e seguindo as orientações dos especialistas, pode combater o problema e ficar livre da raquialgia. De seguida listamos 5 maneiras eficazes para se livrar deste problema.
1 – Tenha atenção à postura
Inicialmente, é importante perceber se está sentado corretamente ou se faz movimentos muito bruscos.
Afinal, pode estar a expor o seu corpo a movimentos repetitivos que não são adequados. Por isso, lembre-se de ter sempre cuidado com a postura.
2 – Os alongamentos durante o dia são essenciais
Já sabemos que a raquialgia está associada a movimentos inadequados que são repetidos ao longo do dia.
Para evitar este tipo de inconveniência, vale a pena levantar-se e andar durante alguns minutos.
Fazer alongamentos é uma maneira de ajudar o corpo a mover-se com mais fluidez e evitar que a tensão domine os músculos.
Os alongamentos são uma forma segura e costumam consumir pouco tempo. Portanto, é muito importante habituar-se a fazer alguns durante o dia de trabalho.
3 – Pratique atividades físicas
O sedentarismo, é um dos principais problemas que provoca alterações na saúde. As dores nas costas costumam estar severamente associadas a este estilo de vida.
Se não fortalecer os músculos o problema poderá piorar bastante. Por isso, deve considerar praticar algum tipo de exercício.
Portanto, com a prática de uma atividade física pode evitar dores musculares, incluindo as dores de costas.
4 – Cuidado ao carregar muito peso
Umas das causas mais comuns da raquialgia é carregar mais peso do que a sua musculatura consegue aguentar.
Este hábito é constantemente associado às dores na coluna. O ideal é pedir ajuda a outra pessoa para dividir o peso consigo.
5 – A cadeira do escritório pode ser a grande vilã
Com a chegada da Covid-19 fomos obrigados a adotar novos hábitos, principalmente no que diz respeito ao trabalho, com a adoção do home office.
Logo, sabemos que é extremamente importante escolher a cadeira ideal para passar grande parte do seu dia.
Ajuste a cadeira para ficar confortável, mas certifique-se que mantém a boa postura e os pés apoiados no chão.
Assim, facilmente evita uma posição que cause dores nas costas. Isso diminui as probabilidades de comprometer a sua performance no trabalho e a sua qualidade de vida.
Agora que já conhece todas as nossas dicas, basta aplicá-las no seu dia-a-dia e verá o quão benéficas são para aliviar a raquialgia.