O personal training, ou treino personalizado, há alguns anos era uma realidade somente para quem tinha mais recursos financeiros. Porém, atualmente o cenário é outro e os treinos com profissionais exclusivos ganham cada vez mais destaque.
Muitas pessoas preferem este tipo de treino porque os objetivos conseguem ser rapidamente alcançados. Isto acontece porque a atenção dada é muito maior e mais direcionada para o objetivo.
De facto, são muitos os benefícios deste treino para a saúde. Mais abaixo listamos alguns dos principais.
Personal training: Conheça as principais vantagens que este tipo de treino pode proporcionar
Durante muito tempo, o personal training foi sinónimo de luxo. Inclusive, muitas pessoas, ainda hoje, têm essa perceção por não terem conhecimento sobre a sua acessibilidade e importância para a saúde.
Mas, fica a saber que ter um treino personalizado faz toda a diferença em termos de comprometimento, saúde e evolução. Já que este profissional irá orientar de maneira técnica sobre a execução dos exercícios.
É indiscutível os benefícios que o exercício físico proporciona ao corpo e mente. Contudo, praticá-lo sem a devida orientação pode ser um grande risco, causando lesões e sobrecarga em músculos e articulações.
Como atua o personal trainer
O personal trainer é o profissional responsável por elaborar e orientar a execução dos exercícios personalizados, de acordo com a necessidade de cada aluno.
Tem uma formação específica para atuar em treinos individualizados. Pode ser especialista nas mais diversas áreas de desenvolvimento físico, como musculação, corrida, artes marciais…
Os principais benefícios do personal training
O treino personalizado e individual pode proporcionar diversos benefícios que vamos destacar desseguida.
1 – Melhores resultados em menos tempo
Aqueles que têm uma rotina mais preenchida e sobra pouco tempo para irem ao ginásio, vale muito a pena contarem com a ajuda de um personal trainer.
Cada aluno possui um objetivo, como definição de músculos, perda de peso, ganho de massa muscular… E para cada objetivo é necessário um treino especializado, para que os resultados sejam realmente atingidos.
Através do personal training, vai garantir que não está a perder tempo com treinos ou aparelhos que não vão entregar aquilo que realmente quer.
2 – Reduz o risco de lesões
Praticar atividade física sem o acompanhamento ou orientação de um profissional traz um enorme risco de lesão.
Este risco é muito reduzido com os treinos personalizados. Além de corrigir a postura, o personal trainer fará diversas outras ações para garantir a eficiência e segurança durante os exercícios.
3 – Alinha a expectativa à sua realidade
Quem segue uma rotina saudável quer atingir um objetivo pessoal. A partir deste objetivo, uma pessoa sem formação estipula qual será o ritmo do treino, que na maioria das vezes não irá satisfazer.
O resultado disso é quase sempre o mesmo: lesões ou desistência. Por isso, é preciso saber definir metas realistas para não acabar frustrado.
O personal trainer elabora um treino com base em conhecimento técnico e analítico. Por este motivo é capaz de estabelecer metas realistas e saudáveis, sempre a respeitar as limitações de cada aluno.
4 – Mantém a motivação
Quantas vezes já começou algum projeto fitness e parou pouco tempo depois? A motivação e constância são um dos aspetos mais difíceis de manter nas atividades físicas.
Mas, ao optar pelo personal training, estará a comprometer-se consigo e também com o seu treinador. Isto aumenta muito as chances de ir até ao final do seu objetivo, pois irá parar de criar desculpas e de se auto sabotar.
O personal trainer mostra o que e como fazer. Pode também ser o principal fator de motivação que falta para que seja capaz de cumprir aquela promessa que é sempre adiada.
Seja um adepto do personal training, exercite com programas bem elaborados que serão essenciais para conquistar mais saúde e atingir objetivos!