A Kundalini Yoga é conhecida como a primeira forma de yoga praticada e o seu objetivo é o despertar da kundalini, energia latente que está na nossa coluna vertebral.
De acordo com os princípios desta prática, a energia percorre o caminho ascendente dos sete chakras principais.
No artigo de hoje vamos falar sobre o surgimento, objetivos e benefícios desta prática milenar.
Kundalini Yoga: Conheça os principais benefícios da prática milenar
A Kundalini Yoga ou yoga da consciência é uma vertente do yoga que visa a expansão da consciência ao despertar a energia kundalini, que se localiza na base da coluna vertebral em estado dormente.
De acordo com os princípios da kundalini, a energia latente parte da base da coluna e percorre e ativa os sete principais centros de energia ou chakras do corpo.
Estes chakras, ou centros de energia, são os chamados de básico, sacro, esplênico, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário.
Para ativar a energia e fazer com que ela percorra os chakras são utilizadas as técnicas do yoga, que consistem em:
- Asanas (posturas);
- Pranayama (exercícios respiratórios);
- Bhandas (contrações);
- Mudras (gestos com mãos ou braços);
- Meditação e entoação de mantras (sons específicos).
Os resultados são autoconhecimento, consciência corporal, conexão espiritual e equilíbrio entre corpo e mente.
1 – O que a distingue dos outros tipos de yoga?
A principal diferença entre a Kundalini Yoga e a maioria dos outros tipos de yoga é que ela possui um maior foco no aspeto espiritual do praticante.
Ou seja, a vertente é mais contemplativa. Isto porque o objetivo é despertar a energia da kundalini para ativar os sete principais chakras do corpo, a fim de proporcionar equilíbrio e bem-estar.
Apesar da semelhança com o Hatha Yoga, por ambos utilizarem asanas, pranayamas, mudras e bandhas, o Kundalini Yoga caracteriza-se por trabalhar de forma mais energética, usando também técnicas de limpeza e mantras.
2 – Os principais benefícios da Kundalini Yoga
A Kundalini Yoga, assim como outras formas de yoga, quando praticada com constância, traz vários benefícios físicos e mentais.
Acredita-se que através da sua prática, a energia vital latente em todos nós despertará. Esta irá fazer-nos alcançar o melhor dos nossos potenciais e proporcionar uma vida mais plena e equilibrada.
De seguida, apresentamos alguns dos seus principais benefícios:
Desenvolver a intuição
A Kundalini Yoga ajuda a desenvolver a mente intuitiva, ou seja, a ganhar consciência a partir da observação de si mesmo.
Assim, o praticante começa a trabalhar o autoconhecimento, o que lhe possibilitará pensar com mais clareza diante de situações decisivas.
Este desenvolvimento da intuição é obtido especialmente através de práticas de meditação.
Equilíbrio entre corpo e mente
A prática desta vertente do yoga também auxilia no fortalecimento do sistema nervoso e equilíbrio das glândulas.
Além disso, acredita-se que os praticantes consigam purificar o sangue e limpar os padrões de pensamentos subconscientes.
Assim, procuram-se ações que possibilitem uma vida mais saudável, tanto física como mentalmente.
Relaxamento profundo
As sessões de Kundalini Yoga trabalham no fortalecimento e equilíbrio do sistema nervoso, para que o corpo consiga reagir de forma positiva ao stress.
Este fortalecimento do sistema nervoso é obtido através do relaxamento profundo após a prática do Kundalini, cujo resultado é a revitalização das terminações nervosas do corpo.
Assim, os praticantes experimentam um profundo estado de rejuvenescimento e relaxamento total onde a cura acontece.
A prática regular traz energia extra e resiliência para encarar o stress diário.
A crescente necessidade humana de ter mais equilíbrio físico e espiritual é o que faz com que práticas como a Kundalini Yoga ganhem ainda mais relevância.
Com tantas transformações e desafios que todos passamos no dia a dia, incluir os princípios do yoga na rotina é, certamente, uma grande ajuda para alcançar este objetivo.