Investir em aparelhos de ginástica, que após pouco tempo ficam esquecidos num canto da casa. Matricular-se num ginásio e parar de frequentar após poucos meses. Identifica-se com estas situações? Então já alguma vez ponderou o treino em grupo?

Continuar a praticar exercício é a maior dificuldade de muitas pessoas, que acabam por desistir a meio do caminho. Mas, sabia que o treino com outras pessoas pode ser uma maneira simples de contornar este obstáculo?

Mais à frente vamos falar dos principais benefícios dos treinos coletivos. Este tipo de treino pode ser justamente o que precisava para adotar de vez um estilo de vida mais saudável!

Treino em grupo: Conheça os benefícios em fazer atividades físicas coletivas

Ao chegar ao ginásio é comum ver pessoas a fazer exercício sozinhas, com os fones nos ouvidos e concentradas na execução dos movimentos.

O treino individual é uma preferência de muitos. Contudo, existem pessoas que adotam o treino em grupo por sentirem a falta de apoio, para melhorarem o rendimento e sentirem mais motivação.

E não é somente no ginásio que vai encontrar aulas específicas para treino em grupo. Muitas pessoas juntam-se para correrem ou para andarem de bicicleta.

Conheça de seguida quais são os benefícios e porque deve apostar no treino coletivo!

1 – Aumento da motivação

Na primeira semana do ginásio está com a energia e motivação no máximo. Porém, com o passar do tempo essa disposição e força de vontade vão diminuindo. Assim, os treinos tornam-se menos frequentes até que desiste de vez.

O treino em grupo é uma ótima maneira de evitar esta redução na vontade de fazer exercício. Ter outras pessoas a fazer a mesma atividade aumenta a motivação mesmo depois da adrenalina dos primeiros dias de treino.

Inclusive, já existem estudos científicos que provam que praticar atividades físicas em grupo mantém a motivação elevada durante todo o exercício. Ter um parceiro de treino faz o índice de faltas e abandonos diminuir significativamente.

2 – Promove mais bem-estar mental

De acordo com uma pesquisa realizada na Austrália, as pessoas avaliadas que optaram por fazer atividades físicas em grupo relataram maior sensação de bem-estar mental.

Os resultados apontaram que este bem-estar era 12% maior em comparação àquelas que escolheram treinos individuais. Além de 26% a mais de estabilidade emocional, 24% de melhoria na aptidão física e uma redução de 26% nos níveis de stress.

3 – Mais comprometimento

Além de aumentar a motivação para fazer exercício, o treino em grupo também está associado ao aumento do comprometimento com as próprias metas. Isto ocorre devido ao espírito de competição saudável que surge entre os integrantes do grupo.

Pessoas que treinam juntas tendem a desafiar-se, o que faz com que o desejo por superar os limites aumente ainda mais.

4 – É mais divertido

Se para si fazer exercício é uma obrigação e é algo que não proporciona prazer, então dificilmente irá conseguir manter a regularidade nos treinos.

Mas, ao praticar atividades em grupo, o momento torna-se mais divertido, leve e agradável. A conversa, o contacto e a interação são pontos que fazem muita diferença, o que minimiza as dificuldades.

Assim, devido à diversão e ao bom ambiente, consegue ter um treino mais intenso e eficaz.

Soma-se a todos estes benefícios a possibilidade de conhecer novas pessoas e ampliar o círculo de amizades. Além de ajudar no desempenho dos treinos diários, também acaba por ter reflexos positivos noutros aspetos da vida.

Portanto, seja no ginásio, a correr ou no grupo de dança, o treino em grupo mantém as pessoas focadas no mesmo objetivo! Isto faz com que os resultados sejam mais potencializados e ainda pode criar novas amizades.