Fala-se muito sobre o coaching e os seus benefícios. Seja no aspeto profissional, relacionamentos, ou outros, o método visa maximizar o potencial e desempenho de quem o contrata.

Mas, assim como há muitas informações sobre os seus benefícios, há também muitas noções equivocadas acerca do segmento.

Para tratar o assunto de forma séria e esclarecedora, desvendamos os mitos do coaching e explicamos como o método pode ajudá-lo a conquistar uma vida mais equilibrada.

Coaching: Conheça os benefícios para a sua vida pessoal

Muitos já conhecem o coaching como uma ferramenta para o desenvolvimento profissional.

Porém, o método também pode trazer benefícios e evolução no âmbito pessoal, melhorando a autoestima e confiança nas próprias decisões.

Para isto, o coach procura durante as sessões estimular o indivíduo a fazer uma autoanálise e traçar metas para conquistar objetivos.

São utilizadas técnicas de motivação, organização, melhoramento, e são ainda trabalhadas crenças limitantes.

Saiba como o coaching pode proporcionar uma vida mais equilibrada e despertar todo o seu potencial.

1 – Clareza e mudança

As sessões de coach têm como objetivo promover o conhecimento de si próprio e o que deseja para a sua vida.

A partir daí é possível ter um direcionamento mais claro, ou seja, que caminhos deve seguir para conquistar os seus objetivos.

O processo envolve autorreflexão para que possa encontrar dentro de si as respostas que lhe irão trazer empoderamento e confiança.

2 – Definição de metas

Como continuidade do ponto anterior, quem se propõe a trabalhar com um coach pessoal aprende a traçar metas para concretizar sonhos.

É importante que os seus planos se tornem palpáveis e reais. Desta forma, as metas transformam meros pensamentos em ações.

3 – Reconhecer a sua responsabilidade

Quando algo foge do planeado, é comum encontrar justificações externas de forma a evitar a responsabilidade.

De facto, em algumas situações isto pode acontecer. Mas, é importante perceber a sua própria influência sobre o que corre bem ou mal na sua vida.

Há coisas que não podemos controlar, mas há várias outras que dependem apenas das nossas ações.

4 – Aprender a viver o presente com o coaching

A vida moderna coloca nos nossos ombros infinitas necessidades. O que faz com que em determinados momentos vivamos em modo automático.

Passar a vida apenas a repetir ações, sem pensar de forma consciente e sentir o presente, impossibilita que viva a aventura de forma plena.

Para mudar esta realidade, durante o processo de coaching são sugeridos exercícios de atenção plena, para que mantenha o foco e aprenda a viver o presente.

É importante traçar planos futuros, porém ser consciente e aproveitar o agora traz benefícios aos relacionamentos, ajudar a controlar o stress e aumenta a produtividade.

O compromisso do processo de coaching é dar ferramentas para que o indivíduo aprenda a gerir a sua vida de forma mais eficiente.

Para isto, procura aumentar o nível de autoconhecimento além de enfrentar crenças limitantes e eventuais conflitos internos.

A conquista de uma vida mais equilibrada resulta de um maior controlo sobre si mesmo, que se reflete positivamente nos relacionamentos e na forma como lida com as dificuldades.