Já conhece o método Pilates para crianças? A modalidade é uma excelente opção para tirar os mais pequenos do sedentarismo, contribuindo para que estes tenham uma vida mais saudável.

Explicamos-lhe ao longo do artigo como funciona e quais são os seus benefícios!

Pilates para crianças: Conheça os 5 principais benefícios

A rotina das crianças desta nova geração é muito diferente da das gerações mais antigas, graças à evolução da tecnologia.

No entanto, apesar dos muitos benefícios que esta evolução tem proporcionado ao longo dos tempos, há, infelizmente, também algumas consequências negativas.

Passar demasiado tempo à frente dos ecrãs pode afetar a saúde das crianças. Os problemas posturais e a dificuldade de concentração são algumas das questões mais comuns.

O Pilates apresenta-se como uma alternativa de atividade física leve e que proporciona desde cedo diversos benefícios para as crianças.

1 – Melhora a postura

As crianças estão em fase de crescimento, por isso é muito importante que os ossos e músculos se desenvolvam de forma saudável. Dessa forma evitará o aparecimento de doenças na vida adulta.

O método Pilates ajuda a prevenir desvios na coluna e a fortalecer a musculatura das costas.

Estes benefícios são especialmente importantes para as crianças, que passam uma parte do dia sentadas no sofá, entretidas com videojogos.

Através dos exercícios e da adoção de posturas corretas, o corpo desenvolve-se todo de uma forma proporcional e com mais saúde.

2 – Desenvolve consciência corporal

A consciência corporal consiste numa perceção mais aguçada do próprio corpo e do espaço ocupado.

Assim, as crianças adquirem mais simetria corporal, bem como desenvolvem um maior controlo do equilíbrio.

3 – Melhora os níveis de atenção e de concentração

Para praticar Pilates é necessário trabalhar os princípios de concentração, de respiração, de controlo e de precisão.

Quando a criança trabalha estes princípios está a desenvolver e a aumentar o seu nível de atenção nas atividades.

Os benefícios podem ser detetados noutros aspetos da rotina, como numa maior concentração nas aulas e nas atividades escolares.

Inclusive, as crianças que sofrem com défice de atenção podem ter uma infância com muito mais bem-estar ao praticarem Pilates.

4 – Reduz o sedentarismo e o risco de obesidade infantil

A obesidade infantil é uma doença cada vez mais comum nas novas gerações.

O consumo de alimentos processados, associado a uma rotina sedentária, é um dos fatores que contribui diretamente para o seu desenvolvimento.

Por isso, incentivar à prática de atividades físicas desde cedo é bastante importante.

A grande vantagem em optar pelo Pilates é que os exercícios são leves e lúdicos, ou seja, o ideal para os mais pequenos.

O Pilates para crianças ajuda a prevenir a obesidade infantil, e pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que irão perdurar por toda a vida.

5 – Ajuda na socialização da criança

É importante que os miúdos tenham outras atividades fora de casa, para além da escola.

Interagir com outras crianças e desenvolver novas habilidades ajuda os mais pequenos na socialização.

As crianças mais tímidas e reservadas podem desenvolver mais facilmente autoestima e confiança, fatores bastante importantes nesta fase de crescimento social.

Além disso, o Pilates também pode ajudar as crianças mais enérgicas. É uma boa forma de extravasarem toda a energia que têm e se concentrarem noutras atividades além do computador e dos telemóveis.

Conhecendo estes benefícios, é importante ressaltar que os exercícios progridem respeitando o limite de cada criança.

Por isso é importante procurar profissionais qualificados e que, preferencialmente, já tenham alguma experiência em dar aulas a crianças.

O Pilates para crianças, além de promover mais qualidade de vida, pode ser uma atividade divertida para os mais pequenos, uma vez que também tem a sua vertente lúdica.