O pilates laboral é uma atividade que tem sido cada vez mais adotada no mundo empresarial.

Com as rotinas cada vez mais exaustivas, as dores musculares aparecem como uma consequência indesejada para muitas pessoas. E, o pior é que podem prejudicar a mobilidade e também a produtividade.

Que a atividade física tem diversos benefícios já todos sabemos. Porém, no ambiente de trabalho pode motivar os colaboradores.

Isto porque melhora a saúde mental e física, com reflexos que abrangem a vida pessoal e ainda causam mudanças positivas no desempenho profissional. 

Assim, este tipo de pilates tem sido uma alternativa muito eficaz para a melhoria da disposição e desenvolvimento de cuidados pessoais. 

Já conhece os benefícios que esta atividade pode proporcionar no ambiente de trabalho? Então continue a ler.

Pilates laboral: Os benefícios desta atividade para a saúde física e mental

Grande parte de nós passa entre 6 a 8 horas no trabalho com poucas pausas, o que pode facilmente provocar stress e sedentarismo. Por isso, ter cuidado com a saúde é essencial.

Devido à versatilidade, o pilates pode ser realizado por qualquer pessoa que não tenha restrição de movimentos.

No pilates laboral, o instrutor deve garantir que os exercícios são realizados da forma correta, tendo em mente o bem-estar dos praticantes.

Empresas que demonstram preocupação com a saúde dos colaboradores e investem em soluções para tal, são muito apreciadas.

Assim, trazem para o ambiente de trabalho uma enorme lista de benefícios, que faz com que os funcionários se sintam mais motivados. 

Esta atividade tem uma grande taxa de sucesso nas empresas por ajudar na:

  • Postura;
  • Corpo;
  • Respiração;
  • Mente.

Também ajuda no desenvolvimento profissional, uma vez que um colaborador ativo consegue ser mais produtivo no trabalho. 

De seguida listamos 5 benefícios do pilates no ambiente laboral.

1 – Maior concentração

Com o pilates laboral, o colaborador tem um aumento significativo na capacidade de concentração. Isto faz com que consiga produzir mais e com maior qualidade.

2 – Aumento da sensação de relaxamento e bem-estar

Nesta atividade, a respiração tem um papel essencial e ajuda a executar os movimentos com maior eficiência. Por isso, é essencial que seja realizada de maneira correta.

Além disso, reduz consideravelmente os níveis de stress.

3 – Auxilia na manutenção da postura correta

Atualmente, passamos a maior parte do dia sentados em frente ao computador ou com a cabeça para baixo a olhar para o telemóvel.

Isto faz com que os ombros estejam tendencialmente encurvados, podendo criar desequilíbrios musculares.

Esta atividade pode ajudar a reverter os efeitos desses maus hábitos, desenvolvendo uma melhor simetria e equilíbrio muscular.

4 – Melhoria considerável no desempenho profissional

O pilates é conhecido como um conjunto de atividades que trabalham várias vertentes de forma dinâmica, nomeadamente:

  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Alongamento;
  • Postura;
  • Respiração.

Assim, é possível obter o bem-estar ideal para exercer as mais diversas atividades. Melhorar o desempenho do colaborador tem, normalmente, como consequência, a obtenção de resultados mais satisfatórios nas atividades laborais.

5 – Aumenta a integração social dos colaboradores

É inegável que praticar exercício ajuda a aumentar o círculo de amizades e promove maior integração da equipa no trabalho.

O pilates além de promover o bem-estar físico e mental do colaborador, proporciona um ambiente saudável para a integração de todos. Isso porque promove uma melhoria nos relacionamentos e criação de vínculos profissionais.

Deve considerar implementar o pilates laboral na sua empresa. Afinal, esta atividade é capaz de melhorar a qualidade de vida de todos os seus colaboradores.

E não se esqueça que tratar da saúde física e mental é essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa.