A gravidez é uma fase da vida da mulher em que surgem inúmeras alterações físicas e emocionais, sendo, por isso, importante exercitar o corpo e a mente.
São várias as atividades físicas aconselhadas na gestação, no entanto deve sempre aconselhar-se com o seu médico, para não se colocar a si nem ao bebé em risco.
No artigo de hoje damos-lhe a conhecer algumas atividades que pode realizar neste período, que a ajudarão a diminuir o stress, a combater a ansiedade, a facilitar o trabalho de parto normal e a manter o peso indicado.
Gravidez: Quais os exercícios mais aconselhados?
O exercício físico é uma boa forma de manter o corpo e a mente equilibrados, contribuindo para que o processo aconteça da forma mais simples e correta possível.
Como referido anteriormente, nunca inicie qualquer tipo de atividade física sem consultar o médico que a acompanha, de modo a garantir que realiza o tipo de exercício mais adequado à sua condição física.
Em casos em que exista descolamento da placenta ou em que se trate de uma gravidez de risco, a prática de exercícios é desaconselhada.
Vivendo uma gestação sem riscos, as atividades físicas mais comuns são a caminhada, o pilates, a hidroginástica, o ioga, a corrida e musculação leves, os alongamentos, entre outros.
Este tipo de atividades ajuda no controlo do aumento de peso, melhora o sistema cardiovascular e contribui para o equilíbrio entre corpo e mente.
Passamos a especificar cada uma delas:
1 – Caminhada
A caminhada é o exercício físico mais recomendado, em qualquer fase da gravidez. É a melhor forma de exercitar o corpo e de trabalhar igualmente a mente.
Pode realizá-lo entre 3 a 5 vezes por semana, bebendo sempre bastante água para não desidratar.
Caminhar ajuda a diminuir o stress, a combater a ansiedade e a aumentar a autoestima. Tudo fatores muito propícios nesta fase da vida de uma mulher, por isso considere realizar caminhadas regularmente.
2 – Pilates
O pilates é outra das atividades físicas mais recomendadas por melhorar a respiração e a frequência cardíaca, ajudando ao mesmo tempo a alongar e a fortalecer os músculos.
É também a modalidade ideal para corrigir e melhorar a postura, que é tão afetada na gestação.
Pode ser praticada entre 2 a 3 vezes por semana.
3 – Hidroginástica
A hidroginástica pode ser realizada durante os nove meses de gestação. É a atividade física ideal para reduzir as dores nos pés e no fundo das costas, assim como o inchaço das pernas.
Pode ser praticada entre 2 a 4 vezes por semana.
4 – Corrida e musculação leves
Tanto a corrida como a musculação só são indicadas para grávidas que já praticavam exercício físico antes da gestação. Ambas podem ser realizadas durante os nove meses da gestação, contudo o ritmo e a intensidade devem ser baixos.
No caso da musculação, os pesos devem ser reduzidos, evitando a sobrecarga da coluna, joelhos, tornozelos e pavimento pélvico.
No caso da corrida, pode ser praticada 3 vezes por semana, por apenas 30 minutos.
5 – Alongamentos
Os alongamentos são exercícios que podem ser realizados diariamente até ao nascimento, desde os mais leves aos de maior dificuldade, consoante o desenvolvimento da elasticidade da mulher.
Exercícios que deve evitar
Independentemente de ser uma pessoa que está habituada a realizar atividades físicas, durante a gestação não deve praticar qualquer tipo de exercício de grande impacto.
Por isso, deve evitar:
– Exercícios abdominais;
– Desportos de combate;
– Modalidades como futebol, vólei ou basquetebol;
– Corrida exaustiva;
– Bicicleta, principalmente nos últimos meses de gestação;
– Musculação pesada.
Agora que já sabe quais são as melhores atividades que pode praticar na gravidez, evite o sedentarismo e exercite o corpo e a mente!