A saúde mental é um dos assuntos mais abordados pelo mundo inteiro.Com a pandemia, tornou-se ainda mais necessário compreender este aspeto e perceber o que se pode fazer para o melhorar.

Uma das soluções é praticar pilates. Não percebe como? Nós explicamos já a seguir.

Saúde mental: Como o pilates tem um papel fundamental

O pilates é uma das atividades físicas mais completas. Isto porque trabalha tanto o corpo como o cérebro. Reúne uma série de exercícios que são indicados para diversos propósitos.

É fortemente conhecido pela capacidade de melhorar a postura, força, flexibilidade… O seu foco está no tronco do indivíduo, estando sempre a trabalhar a musculatura através de movimentos e posições que diminuam os impactos das articulações.

Atualmente, é um desporto que pode ser praticado em grande parte dos ginásios. Este baseia-se em 6 princípios:

  1. Concentração;
  2. Respiração;
  3. Controlo;
  4. Centralização;
  5. Precisão;
  6. Fluidez.

O que cada vez mais pessoas percebem neste exercício é o impacto positivo que tem a nível mental. O próprio criador, Joseph Pilates, afirma que todos os exercícios vigoram a mente e elevam o espírito.

Alguns dos benefícios do pilates para a saúde mental são:

1 – Combate o stress e a ansiedade

A ansiedade e o stress são problemas cada vez mais comuns nas populações do mundo inteiro. O pior, é que quando não são tratados, podem levar à depressão, obesidade ou problemas de coração.

Estas sensações são caracterizadas pela alta produção de hormonas como a adrenalina, o que aumenta a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Com o pilates, pode prevenir todos estes efeitos. Isto porque ajuda a diminuir a produção descontrolada destas hormonas e dá lugar à endorfina, que proporciona bem-estar.

2 – Proporciona equilíbrio mental

Uma das partes mais importantes do pilates é a respiração. Os exercícios exigem uma respiração concentrada e plena, que ajudam a manter a calma e o equilíbrio.

Com a prática irá aplicar as respirações no dia a dia, para ganhar mais controlo sobre as suas emoções.

Assim, em situações que anteriormente perdia o controlo, já consegue manter a cabeça limpa e concentrada na solução.

Isto faz com que aprenda a manter a calma, o foco e a concentração no que realmente importa.

3 – Aumenta a concentração

Os exercícios podem parecer muito simples de executar, mas na verdade exigem um grande foco nos movimentos.

É necessário ter equilíbrio e coordenar todos os movimentos com a respiração, para obter o resultado pretendido.

O objetivo é a mente controlar o corpo, levando a executar os exercícios de forma lenta e totalmente controlada.

À medida que vai evoluindo pratica novos exercícios que desafiam a concentração e o corpo.

Portanto, quem pratica este desporto aumenta a capacidade de concentração e acaba por aplicá-la em diversos aspetos da vida.

4 – Melhora a qualidade do sono

O sono é um dos pilares da saúde mental, quem tem dificuldade em dormir, está muito mais propenso a desenvolver ansiedade ou outro tipo de doença mental.

O pilates já foi analisado em vários estudos e muitos deles comprovam a sua capacidade em melhorar o sono e a reduzir o tempo para adormecer.

Todo o trabalho respiratório e a produção da endorfina têm impacto em todas as partes da vida. Portanto, pode começar a viver um estilo de vida mais positivo, o que consequentemente leva a noites de sono com mais qualidade.

Como pode ver, o pilates e a saúde mental andam de mãos dadas. Experimente praticar esta atividade e sinta todos os benefícios.