O ambiente profissional pode ser bastante stressante, tornando-se quase impossível organizar os pensamentos para tomar boas decisões. Por isso, a meditação pode ser o exatamente o que precisa.

Aprender a conviver melhor com a rotina atarefada é fundamental para quem deseja ascender a cargos mais elevados.

Sendo assim, esta atividade é uma excelente ferramenta para chegar a um equilíbrio interno e impulsionar a carreira.

Apesar de já existir um conhecimento maior sobre os benefícios, ainda há um certo preconceito. Muitos ainda acreditam que se trata de uma atividade esotérica, onde apenas indivíduos calmos e interessados em misticismo podem praticar.

A verdade é que é uma prática de autoconhecimento democrática, estando disponível para qualquer pessoa.

Meditação: O que é?

Esta atividade consiste num momento de pausa durante a rotina para concentrar a mente num determinado ponto de atenção.

Existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas. Tem raízes orientais que tem como objetivo trazer um estado de calma, relaxamento, tranquilidade e foco.

É realizada através de métodos que envolvem postura, foco da atenção, respiração, sendo uma técnica fácil de aprender e de praticar.

7 benefícios da meditação para o sucesso profissional

Cada vez mais pessoas estão a aderir a esta atividade como um recurso para se tornarem mais tranquilas e assertivas em relação às suas carreiras.

Os benefícios oferecidos pela técnica já foram sujeitos a estudos de áreas como a saúde e neurociência. 

Deste modo, selecionamos 7 benefícios de meditar para a sua carreira.

Maior capacidade de foco

Estamos sempre a receber mensagens, sejam de trabalho ou particulares. Essa grande quantidade de estímulos externos tende a tirar a atenção daquilo que estava a ser feito e, dessa forma, cortam o raciocínio.

A prática constante da meditação faz com que se consiga concentrar melhor em cada objetivo. Isto porque aprende a reduzir ou eliminar os ruídos presentes na mente. 

Estimular o autoconhecimento

Meditar é uma atividade que contribui significativamente para aumentar o seu grau de autoconhecimento e perceção de si mesmo.

Nesse processo, é possível conhecer mais o seu corpo e o seu espírito. Consegue identificar os seus limites, bem como os seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar.

Quando tem esse mapa de si mesmo consegue tornar o seu desempenho profissional mais assertivo.

Melhoria acentuada da função cognitiva

Pesquisas da área neurológica observaram mudanças positivas na função cognitiva de indivíduos praticantes da meditação.

Essa alteração no cérebro tende a aumentar a densidade da massa cinzenta, assim como a quantidade de sinapses realizadas entre os neurónios. Áreas associadas à atenção e às emoções também sofrem um aumento.

A prática ainda contribui para o combate do envelhecimento das células cerebrais, de maneira a evitar o surgimento de determinadas patologias mentais.

Também fortalece habilidades intimamente ligadas à função cognitiva, como a capacidade de raciocínio, criatividade, comunicação, memória…

Redução da ansiedade e stress

As chamadas de atenção frequentes do trabalho e a sensação de que há muito mais tarefas do que tempo para as executar, pode fazer com que se sinta extremamente pressionado e stressado.

Grande parte dos casos diagnosticados de transtornos de ansiedade e stress crónico têm a ver com a vida profissional.

A meditação tem a capacidade de reduzir significativamente a tensão criada por essa rotina de ritmo frenético.

À medida que vai praticando, tende a tornar-se mais calmo e relaxado, de maneira a manter-se mais focado no presente do que no futuro.

Prevenção da Síndrome de Burnout

Outro grande benefício oferecido por esta atividade é a prevenção da Síndrome de Burnout. Para quem não conhece, este transtorno refere-se ao extremo esgotamento físico e psicológico.

Pessoas que estão muito focadas no trabalho podem sofrer com este esgotamento, chegando a não conseguir realizar as suas tarefas.

Além do ritmo sem descanso, essa condição caracteriza-se por um nível alto de stress.

Aumento da sensação de bem-estar

O acúmulo de questões pessoais e profissionais, que parecem nunca se resolver, pode resultar em cansaço e mau humor.

O papel da meditação nessa esfera é proporcionar uma sensação prolongada de bem-estar, evidenciando os sentimentos positivos.

Com um espírito mais positivo, torna-se mais simples atender de forma satisfatória as exigências profissionais.

Melhoria significativa da qualidade de vida

Uma das consequências de meditar com frequência é a consciência da relevância de adotar um estilo de vida mais saudável.

Conforme vai conhecendo o seu corpo, passa a preocupar-se mais com os alimentos que fazem parte da sua dieta. Bem como a necessidade de realizar atividades físicas.

Para a carreira profissional, é fundamental ter uma boa saúde e estar sempre pleno para fazer boas escolhas.

Gostou das nossas dicas? Então é hora de começar a praticar a meditação para o seu sucesso profissional! Adote este hábito e veja como pode transformar a sua vida.