Que tal experimentar uma nova atividade física? Sugerimos o pilates suspenso, que tem ganho cada vez mais adeptos!

Apesar de ainda dividir a opinião de instrutores e fisioterapeutas, há quem já não dispense esta nova modalidade de pilates.

Ao princípio até pode parecer assustador, uma vez que alguns exercícios exigem que fique pendurada de cabeça para baixo. Contudo é um desporto que tem inúmeros benefícios para a sua saúde.

Pilates suspenso: Uma nova modalidade cheia de vantagens

Primeiramente é importante explicar no que consiste esta atividade. Tal como o próprio nome indica caracteriza-se pela suspensão, ou seja, estar pendurado em algo enquanto exercita o corpo.

A chave é utilizar a gravidade a seu favor, conseguindo trabalhar com o peso corporal. Desta forma desenvolve um controlo muito maior sobre o seu corpo e mente, e ainda ganha força e flexibilidade.

Princípios da modalidade

O que deve ter em mente é que o treino em suspensão possibilita trabalhar todos os membros e músculos do corpo com intensidades diferentes. Este exercício baseia-se em 3 princípios:

1 – Pêndulo: Relação da posição inicial do corpo e a posição de ancoragem do equipamento;

2 – Vetor de resistência: Determina o torque realizado nos músculos trabalhados;

3 – Estabilidade: Quanto menor for a base de apoio, menor é a estabilidade do indivíduo.

Porém, para praticar este tipo de pilates é preciso ter o auxílio de alguns aparelhos específicos, conheça-os de seguida.

Principais aparelhos utilizados na prática de pilates suspenso

A principal função destes equipamentos é facilitar o movimento, conseguindo fazer exercícios que sozinho, numa fase inicial, seria impossível.

Fita de suspensão: Trabalha a força e o equilíbrio, caracterizando-se por trazer instabilidade. A grande vantagem é a fácil instalação e a capacidade de reproduzir qualquer tipo de exercício.

Columpio: Em português traduz-se para “baloiço”, é feito de tecido nylon e tem apoios para os pés e mãos. Permite a realização de inúmeros movimentos, sendo flexível e seguro. Trabalha principalmente a flexibilidade, força e resistência muscular.

Columpio Wall: A tradução será “baloiço de parede” e, tal como o próprio nome indica, necessita de uma parede para ser usado. Oferece a oportunidade de praticar outro tipo de exercícios exigindo mais do corpo.

Porque deve considerar praticar esta tipologia de pilates?

Esta modalidade é capaz de trabalhar todas as partes do corpo, sendo também aconselhado em praticamente todas as idades. Claro que, pessoas idosas e grávidas, devem ter exercícios específicos e um cuidado extra.

A grande vantagem é que estará constantemente a trabalhar a mente. Isto porque exige uma concentração muito maior, conseguindo desligar-se do mundo lá fora e focar-se apenas em si e no seu corpo.

Os resultados podem não ser imediatos porque depende de uma série de fatores, como o número de vezes que pratica e os seus objetivos. Contudo, os mais evidentes são:

  • Aumento da força e resistência;
  • Desenvolvimento da flexibilidade;
  • Melhoria da postura;
  • Auxílio no condicionamento físico;
  • Proporciona prazer e bem-estar;
  • Reduz inchaços;
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Previne as dores;
  • Maior controlo respiratório;
  • Diminuição de dores lombares.

Atenção, estes são apenas alguns dos benefícios. Existem muitos mais que irá sentir ao longo da participação nas aulas, principalmente a renovação da mente e do corpo!

Já alguma vez tinha ouvido falar do pilates suspenso? Experimente e sinta todos os benefícios desta atividade desafiadora.