A prática de exercícios físicos é fundamental para manter o corpo ativo e ter uma vida mais saudável.

Mas este estilo de vida deve ser acompanhado por uma alimentação correta e equilibrada, se quer que o seu bem-estar esteja assegurado.

Contudo, existem diversos alimentos que não devem ser ingeridos antes de qualquer atividade física.

Quer saber quais são e o porquê? Continue a ler o artigo.

Exercícios físicos: Alimentos que deve evitar antes da prática de exercício

Independentemente da razão que a leva à prática de exercícios físicos, seja por desejar perder peso ou apenas para manter uma vida mais saúdavel, saiba que deve fazê-lo de forma regular.

Porquê? Porque essa prática ajuda no controlo de stress, ansiedade, prevenção de doenças, melhora a capacidade cognitiva, entre muitos outros benefícios.

No que toca à questão alimentar, sabemos a importância que é consumir alimentos ricos em nutrientes antes do treino, mas nem todos podem ser consumidos.

Veja ao longo do artigo quais são os alimentos que não deve mesmo consumir antes de fazer quaisquer exercícios físicos.

Leguminosas

As leguminosas, como o feijão, as ervilhas, a soja e as lentilhas, são importantes fontes de nutrientes.

Estas são ricas em vitaminas do complexo B, o que ajuda a evitar o cansaço, a fadiga e as alterações de humor.

Todavia, embora tenham diversas vantagens, não é recomendado o seu consumo antes dos exercícios físicos.

Isto porque, além de serem fontes de proteína, contêm bastante fibra. E este nutriente dificulta a digestão, provocando inchaço, mal-estar e sensação de desconforto. Por este mesmo motivo a couve-de-bruxelas, os brócolos e a couve-flor também devem ser evitados.

Alimentos ricos em gordura

Sabe-se que existem gorduras que são benéficas ao corpo, mas os alimentos com alto teor de gordura não são uma boa escolha antes do treino.

Por exemplo, a carne vermelha exige que o corpo trabalhe mais intensamente para transformar a gordura em energia, o que causa fadiga e cansaço.

Para digerir este alimento corretamente, é necessário pelo menos 24 horas. Por isso, é melhor evitar, assim como os lanches fast food, que possuem alto teor de gordura e conservantes.

Alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são aqueles feitos de forma industrial e, muitas vezes, sintetizados em laboratórios.

Muitos deles apresentam alto teor de gordura, açúcar e sódio e, quando ingeridos em grande quantidade, o corpo passa a receber mais calorias do que necessita.

E estas calorias nem sempre são utilizadas pelo organismo, fazendo com que nele permaneçam e se transformem em gordura.

Consumir os alimentos ultraprocessados antes dos exercícios físicos é um outro erro. O corpo fica com picos momentâneos de energia, que dissipam rapidamente. A consequência é a perda de força nos músculos e a fadiga.

Bebidas energéticas e álcool

As bebidas energéticas possuem alto teor de açúcar, cafeína e outras substâncias que podem causar nervosismo e ansiedade, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Já as bebidas alcoólicas favorecem o enfraquecimento muscular, podendo causar até cãibras. Além disso, estes líquidos afetam o sistema nervoso de forma negativa, comprometendo a habilidade motora e, consequentemente, a resposta do corpo.

A ingestão do álcool antes dos exercícios físicos também favorece a acumulação de gordura, devido às alterações no metabolismo, e a sonolência, tornando não só os movimentos mas também o raciocínio mais lento.

A alimentação antes dos exercícios físicos deve ser balanceada, mas, apesar de os alimentos citados apresentarem reações “padronizadas” em praticamente todos os corpos, é preciso lembrar que cada organismo é único e reage de diferentes formas aos alimentos.