Uma entorse no joelho é uma lesão causada pelo alongamento excessivo dos ligamentos do joelho, que podem romper-se e, assim, causar uma dor intensa e inchaço.

Este tipo de lesão pode acontecer, mais frequentemente, durante a prática de exercícios físicos, devido à execução de movimentos bruscos ou pelo impacto de algum objeto.

No artigo de hoje vamos explicar-lhe quais são os sintomas e os tratamentos indicados para um caso de entorse no joelho.

Entorse no joelho: Conheça os sintomas e tratamentos para este tipo de lesão

A entorse no joelho consiste numa lesão comum na articulação, que geralmente é causada por uma força ou movimento brusco que provoca o deslocamento excessivo do joelho.

Esta lesão está, normalmente, associada à prática de desportos como o futebol, o basquetebol e o ski, em que o movimento de rotação dos joelhos é mais frequente.

A entorse pode acontecer durante o choque direto entre um atleta e outro ou, até mesmo, num movimento sem que haja colisão.

Neste último caso, quando o atleta se lesiona sozinho, os riscos são maiores nos movimentos de desaceleração ou paragens bruscas, movimento de mudança de direção ou na aterragem após um salto.

A entorse pode ter diferentes níveis de gravidade, sendo o mais grave quando se dá a ruptura completa do ligamento do joelho.

Sintomas e diagnóstico

Na maioria dos casos de entorse do joelho, os sintomas consistem em dor, vermelhidão, inchaço e hematoma na região afetada.

Contudo, estes sintomas podem variar consoante a gravidade da lesão. Em casos mais graves pode existir uma instabilidade da articulação, bem como a dificuldade em realizar movimentos, com redução da amplitude.

O diagnóstico, por sua vez, deve ser feito por um médico através de exame físico para avaliar o movimento, inchaço e sensibilidade na região do joelho afetado.

Em alguns casos, o profissional pode solicitar exames de imagem para avaliar se os ligamentos, meniscos e tendões se romperam ou ficaram gravemente comprometidos.

Tratamento

O tratamento para a entorse varia de acordo com o tipo de lesão. Em casos menos graves, as compressas de gelo, aliadas ao repouso, costumam ser bastante eficazes.

Contudo, em casos mais graves, o médico pode recomendar sessões de fisioterapia e, até mesmo, cirurgia para reparar os ligamentos.

O pilates também pode ser um bom auxiliar no tratamento da lesão, sendo adaptado com movimentos terapêuticos para cada etapa da recuperação.

Sabemos que a entorse no joelho pode prejudicar a amplitude dos movimentos articulares, podendo a situação agravar-se devido ao processo inflamatório.

O método pilates ajuda na contenção do agravamento deste processo, evitando que haja uma sobrecarga de outras articulações resultado de movimentos compensatórios.

Além disso, numa fase mais avançada do processo de reabilitação, a prática pode ajudar o paciente a ganhar flexibilidade articular e muscular de forma gradual.

O fortalecimento muscular também é imprescindível para garantir a estabilidade das articulações.

Prevenção

Para a prevenção da entorse no joelho, a prática regular de exercícios físicos é muito importante, desde que bem delineada.

Uma rotina ativa melhora a estabilidade das articulações, aumenta a massa óssea e favorece o controlo de peso, além de melhorar a força e a flexibilidade.

Em contrapartida, uma vida sedentária e com falta de exercícios físicos pode ter efeitos adversos no organismo, como obesidade e atrofia muscular, que prejudicam as articulações dos joelhos.

Porém, é importante que os exercícios físicos sejam feitos com a intensidade correta, respeitando sempre os limites do corpo.

Caso contrário, em vez de prevenir lesões, estará a aumentar o risco de poder sofrê-las.

Por isso, procure sempre orientação profissional antes de iniciar qualquer tipo de modalidade!