A preocupação com o envelhecimento saudável é cada vez maior, considerando o aumento da esperança média de vida da população.
De facto, cultivar bons hábitos faz com que tenhamos mais saúde e disposição nesta fase da vida.
O pilates é um dos exercícios que ajuda a manter a qualidade de vida daqueles que já possuem idade avançada.
No artigo de hoje explicamos os principais benefícios do método pilates para um envelhecimento com mais saúde.
Envelhecimento saudável: Benefícios da prática do método pilates
A população idosa aumenta em todo o mundo. A longevidade é vista como um verdadeiro triunfo da humanidade.
Mas, ao mesmo tempo, também é vista como um grande desafio, e provoca grandes efeitos nas estruturas sociais.
Afinal, torna-se necessário adotar medidas e políticas que proporcionem à população um envelhecimento com qualidade e dignidade.
Com o avançar da idade, o corpo passa por inúmeras mudanças, tais como a diminuição da força e da flexibilidade.
Como resultado, muitos idosos sofrem com a redução do equilíbrio, da postura e do desempenho funcional, o que dificulta a realização das atividades da vida diária.
Neste sentido, o método pilates atua como um suporte para minimizar ou até mesmo reverter algumas das consequências do envelhecimento.
Este é um tipo de atividade física de baixa intensidade, baixo impacto e longa duração, que proporciona fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade.
De seguida, reunimos alguns dos principais benefícios do pilates e como este contribui para um envelhecimento saudável.
1 – Concentração
Para executar os exercícios de pilates, o aluno deve concentrar-se em cada parte do corpo. Assim, os movimentos são realizados com mais eficácia.
Concentrar-se nos movimentos ajuda a estabelecer um equilíbrio entre o corpo e a mente, o que ajuda na execução das atividades da rotina.
2 – Controlo
Os movimentos realizados durante a aula de pilates exigem controlo e integração de toda a atividade motora.
Assim, os alunos de idade mais avançada conseguem trabalhar a coordenação e equilíbrio, o que ajuda inclusive a evitar quedas.
3 – Precisão
A precisão consiste no refinamento do controlo e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento.
Dessa forma, há uma melhoria na qualidade do movimento, resultando no realinhamento postural o que, por sua vez, ajuda a reduzir dores e desconfortos.
4 – Centro de força
Também chamado de Power House, o centro de força consiste no foco para o controlo corporal.
Os músculos que fazem parte do centro de força formam uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos.
Fortalecer esta estrutura ajuda a estabilizar o tronco e também promover um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.
5 – Respiração
No método pilates a respiração é um fator fundamental para o início de qualquer movimento.
Através da respiração, o corpo aciona os músculos responsáveis por estabilizar a coluna na sustentação pélvica, além de relaxar os músculos inspiratórios e cervicais.
O ciclo respiratório deve ser sincronizado com o tempo da ação muscular, favorecendo a ventilação pulmonar, oxigenação dos tecidos e melhoria de todo o funcionamento do organismo.
6 – Movimento fluido
Através de exercícios e movimentos fluidos, o pilates tem como objetivo reduzir a dor, as incapacidades, melhorar a postura e a resistência muscular.
Além disso, ajuda no ganho de flexibilidade, equilíbrio, mobilização das articulações, estímulo à circulação sanguínea e melhora a capacidade cardiorrespiratória.
Soma-se a isso a interação em grupo e o aspecto lúdico das sessões, que ajudam também no aspecto psicológico dos mais idosos.
Por tudo isso, o pilates favorece o estado físico, mental e social, contribuindo para o envelhecimento saudável e manutenção da qualidade de vida.