A tendinite no pulso é uma inflamação nos tendões do punho, que pode afetar pessoas de qualquer idade e que pode surgir como resultado da prática de diferentes atividades.

Gestos simples como pegar uma criança ao colo, abrir um caixa e/ou usar o teclado podem ser um verdadeiro desafio com as dores resultantes da inflamação.

Quer saber mais sobre a tendinite no pulso, como tratá-la e preveni-la? Acompanhe o artigo!

Tendinite no pulso: É possível livrar-se desta inflamação

A tendinite no pulso consiste na inflamação dos tendões presentes na articulação e é considerada uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Pode causar inchaço, vermelhidão e dores que surgem de forma súbita e gradual no punho. Posteriormente, esta passa para o polegar e antebraço, dificultando a localização de um ponto específico de dor e a realização de movimentos com a mão. Se sofre com esta inflamação, saiba como pode tratá-la e preveni-la.

Tratamento

Para tratar a tendinite no pulso é necessário, primeiramente, consultar um médico ortopedista ou fisioterapeuta. Isto porque pode ser que, além do diagnóstico feito pelo profissional após observar a região e analisar o histórico clínico, seja necessário realizar outros testes mais específicos, como exames de imagem ou raio-x.

O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da inflamação (daí a necessidade de consultar um especialista), mas de qualquer das formas é necessário repousar a articulação para que o problema não se agrave.

A melhor forma de fazê-lo é através da imobilização, assim a articulação não é usada. Além disso, pode passar gelo no local durante alguns minutos, isso aliviará os sintomas de inflamação.

Exercícios caseiros

Os especialistas recomendam alguns exercícios para aliviar as dores. Saiba como realizar um dos principais alongamentos:

1. Estique o braço com a palma da mão virada para cima;

2. Com a outra mão, estique os dedos em direção ao chão;

3. Mantenha a posição durante 1 minuto e descanse por 30 segundos.

Repita o exercício 3 vezes seguidas, duas vezes ao dia. Este alongamento aumenta a flexibilidade dos músculos, do tendão e melhora a oxigenação nas estruturas afetadas.

O uso de gelo no local também ajuda no processo de recuperação da tendinite no pulso.

Mas se perceber que a dor no pulso não melhora ou se agravou, procure um especialista para explorar outras opções de tratamento.

Fisioterapia

A fisioterapia também pode ser indicada para casos onde a inflamação é mais forte. Os exercícios de alongamento e fortalecimento são essenciais para a recuperação.

Uma atividade muito comum para exercitar a região é a de apertar uma bolinha macia em 3 séries de 20 repetições. A fisioterapia pode ser feita também com aparelhos de eletroterapia e termoterapia. Estes ajudam a desinflamar e combater a dor.

Osteopatia

A osteopatia também é uma opção de tratamento válida e completamente adequada para tratar a tendinite.

O osteopata, através da sua capacidade de perceber manualmente os posicionamentos e movimentos osteoarticulares, é capaz de detectar e normalizar disfunções nos ossos e articulações através de técnicas manuais.

Cirurgia

Em casos mais graves, onde ocorre a degeneração e o espessamento da bainha do tendão, localizada no punho, a cirurgia pode ser a melhor opção para libertar a bainha do tendão, facilitando a movimentação dos tendões dentro dela.

Mas essa opção só deve ser pensada em último caso, após a fisioterapia já ter sido feita e o paciente não ter sentido melhorias. E, mesmo após a cirurgia, é importante ter em mente que será necessário fazer fisioterapia para recuperar a força, a movimentação e diminuir a dor.

Como prevenir a tendinite no pulso

A prevenção da tendinite no pulso pode ser feita através de uma série de medidas, mas é importante lembrar que essa inflamação é causada pelo esforço repetitivo. Por isso, é preciso modificar qualquer atividade que possa agravá-la.

Veja algumas atitudes que pode tomar para evitar que a inflamação apareça.

  • Programe pausas regulares entre a sua rotina;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Faça alongamentos diários;
  • Utilize equipamentos específicos para prevenir, como as ligaduras para pulsos;
  • Invista numa alimentação saudável e aposte na qualidade de vida;
  • Aposte na melhor ergonomia possível quando realizar uma atividade, principalmente se usa muito o teclado ou rato;

A tendinite no pulso é muito comum, ainda para mais se realiza atividades que necessitam do uso das mãos repetidas vezes. Mas agora já sabe o que pode ser feito para preveni-la e, em casos mais avançados, tratá-la.