Como Manter a Saúde Mental Enquanto Gere um Negócio

Nunca o tema da saúde mental foi tão relevante. O impacto de inúmeros confinamentos e consequentes restrições obrigaram a uma capacidade de adaptação e resiliência impostas a curto prazo, com efeitos no bem-estar de cada um.

Aqueles que gerem o seu próprio negócio enfrentam tantas ou mais dificuldades que os restantes. Dependentes de uma série de fatores em busca de um nível satisfatório de sucesso, encontram-se expostos a níveis de stress e ansiedade que podem facilmente afetar a vida profissional e familiar.

Partilhamos consigo algumas recomendações para manter a sua saúde mental equilibrada, as quais são perfeitas não apenas para quem gere um negócio próprio, mas adaptáveis a cada um de nós na busca por uma vida mais positiva.

Exercício Regular

Um lugar-comum seguramente. Os efeitos positivos do exercício físico regular estão comprovados por inúmeros estudos científicos.

O exercício ajuda a relaxar, ter mais energia, dormir e comer melhor. Além disso, a prática recorrente oferece um sentido de propósito que em nada se relaciona com a sua profissão. Aqueles que praticam alguma forma de exercício tendem a viver mais tempo e a evitar muitas das doenças do foro físico e psicológico.

Manter-se Fiel à Organização

Melhor dito que feito. Planear a sua semana com antecedência e claramente – com a ajuda de uma agenda e outras ferramentas digitais – permite visualizar tudo o que tem pela frente e agir em concordância.

Como resultado, os níveis de ansiedade tendem a ser dominados a priori. Desta forma, coloca uma barreira real entre o tempo dedicado ao trabalho e o tempo pessoal. Assuma de antemão que existem sempre imprevistos, sendo que estruturar o seu tempo organizadamente ajuda a lidar melhor com o seu quotidiano.

Comer Bem

Com a ansiedade e elevados índices de stress, o nosso corpo pede-nos comidas de conforto. Infelizmente, essas em pouco ou nada ajudam a manter uma dieta saudável. O resultado é um corpo e mente menos apto a desempenhar com sucesso as tarefas profissionais e familiares.

Aposte em comidas ricas em nutrientes, frutos secos, fruta fresca, plena hidratação e evite quaisquer alimentos de fast-food. Claro que muito ocasionalmente pode dar essa prenda a si mesmo, sendo antes a exceção e nunca a regra.

Leve o Relaxe a Sério

Descanse plenamente. Sem consultar os seus e-mails, projetos ou até mesmo faturação. Só desligando em pleno pode regressar com melhor desempenho.

Ainda que todos gostemos de algum tempo de sofá e uma série, tente diversificar e apostar em algo novo. Os serviços de personal training atualmente incluem uma diversidade de opções que vão desde o treino concentrado até Yoga.

Não se esqueça que são as pequenas mudanças que fazemos na nossa vida que levam a alterações de fundo positivas.

Seja Inflexível Com os Horários

Quem gere o seu próprio negócio sabe como é fácil cair na armadilha do tempo. Infelizmente, este é um dos principais fatores de risco associados ao burnout e a complicações de saúde (física e mental).

Estipule limites, mesmo que tal signifique adiar prazos ou contentar-se com um desempenho ligeiramente inferior às expetativas colocadas. A sua saúde e o seu tempo pessoal devem estar no topo das prioridades.

Aposte Num Espaço de Trabalho Próprio

Com a pandemia, muitos fizeram de casa o seu próprio escritório. Não será necessário indicar que esse conceito, por muito cómodo que seja em determinados aspetos, apresenta desafios muito próprios.

Atualmente, os espaços de escritório para arrendar estão a preços muito convidativos. A sua produtividade pode beneficiar imenso se tiver um espaço próprio e conseguir assim separar melhor a vida pessoal da profissional.

A saúde mental é atualmente uma das grandes bandeiras de empresas um pouco por todo o mundo. Cientes dos desafios que cada indivíduo enfrenta atualmente e do seu impacto nefasto na produtividade e vida pessoal, cada vez mais mecanismos são ativados para salvaguardar o bem-estar de cada um.

Quem gere o seu próprio negócio pode facilmente negligenciar o seu bem-estar. Estas são apenas algumas das muitas recomendações que podem auxiliar a encontrar um melhor equilíbrio entre os inúmeros desafios com que se depara diariamente.