Nunca é demais reforçar a importância do exercício físico para a saúde.

Praticar uma atividade deixa não só o corpo mais saudável, como também a mente. Se assim é, porque razão tantas pessoas resistem aos hábitos saudáveis?

São muitas as razões, mas quase sempre possíveis de contornar com um pouco de esforço e dedicação.

E acredite, os resultados vão fazer valer a pena qualquer sacrifício!

Conheça alguns dos principais benefícios das atividades físicas e motive-se para começar hoje mesmo!

Exercício físico: As principais melhorias de saúde resultantes desta prática

“Na próxima segunda-feira vou começar”. Quantas vezes já disse esta frase para si mesmo?

Seja em relação a uma dieta mais saudável ou à prática de exercícios físicos, o maior obstáculo encontrado é a nossa própria procrastinação.

É difícil, sim, dar o primeiro passo! Contudo, ao consolidar novos hábitos na sua rotina, vai perceber que o que antes era difícil passará a ser natural.

Chegou o momento de colocar a sua saúde como prioridade na sua vida. E não estamos a sugerir que treine como um atleta.

Basta de 30 minutos a uma hora por dia para perceber os resultados e se sentir motivado para continuar.

Quer saber quais são estes resultados? Conheça-os de seguida!

1 – Prevenção de doenças

A prática regular de exercícios físicos reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Isto porque um corpo ativo reduz o mau colesterol e diminui o nível de triglicérides no sangue.

Este facto, aliado às melhorias no fluxo sanguíneo, reduz o risco de doenças do coração, previne um Acidente Vascular Cerebral (AVC) , diabetes, artrite e outras doenças.

2 – Aumento da força muscular

Sair do sedentarismo e praticar atividades físicas também contribui para o fortalecimento e tonificação dos músculos.

Poucos meses depois de manter uma rotina regular de exercícios, vai notar um aumento na força muscular e perceber que a musculatura está mais saliente.

3 – Melhoria da qualidade do sono

Algumas pessoas sofrem com distúrbios do sono, seja devido ao stress gerado pela rotina, a maus hábitos ou outras particularidades.

As noites de sono mal dormidas podem resultar em diversos problemas de saúde, além de prejudicar a disposição no dia-a-dia.

Precisamos de descansar pelo menos oito horas por dia, para manter as funções orgânicas de modo saudável.

O exercício físico também ajuda neste sentido, uma vez que ao final do dia sentirá o corpo mais relaxado para um sono tranquilo.

4 – Controlo de peso

Ter um corpo em forma é um dos maiores objetivos de quem pratica exercícios físicos.

De facto, a sua prática regular contribui diretamente para a perda de gordura corporal, reduzindo o excesso de peso.

E o controlo de peso não está relacionado somente a questões estéticas, mas também à prevenção de várias doenças, como a diabetes.

É importante ressaltar que uma rotina saudável, para estar completa, deve incluir uma alimentação equilibrada.

5 – Benefícios para a saúde mental

Durante a prática de exercício físico, o corpo liberta substâncias químicas importantes, como a dopamina e a serotonina.

Estas hormonas promovem a sensação de prazer e bem-estar, contribuindo também para um maior controlo sobre as emoções.

Ao longo do tempo, vai perceber uma melhoria no humor e vivenciar dias mais alegres e agradáveis. Além de ter mais motivação para executar as tarefas diárias.

Por isso, o exercício físico também é benéfico para a saúde mental, prevenindo sintomas de depressão, de stress e de ansiedade.

Já conhecia todos estes benefícios das atividades físicas para a saúde? Não adie mais os cuidados que deve ter consigo!

Comece hoje mesmo com um exercício leve e aos poucos aumente a intensidade.

Assim, fica mais fácil manter a motivação para adotar de vez hábitos saudáveis na sua vida!