Já sabemos que praticar atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas, sabia que estes benefícios podem ser potencializados ao fazer exercício ao ar livre?
Fortalecer a condição física, melhorar a disposição e ainda prevenir doenças físicas e mentais são alguns dos fatores positivos de quem segue uma rotina ativa.
Para que se sinta mais motivado, listamos algumas das melhores atividades que podem ser feitas ao ar livre!
Não gosta do ginásio? Aposte no exercício ao ar livre e perceba os benefícios
Os ginásios podem não ser a melhor opção para todos, mas isso não quer dizer que não existam formas alternativas de exercitar e manter o corpo ativo.
O exercício ao ar livre é tão eficiente como uma típica aula de musculação e pode também ser muito divertido e estimulante.
É importante praticar atividades físicas para manter o corpo saudável, promover o bem-estar e garantir mais qualidade de vida.
Ao optar por praticar desportos ou fazer exercício físico noutros espaços além dos ginásios, é possível redescobrir locais dentro da própria cidade.
A melhor parte é que pode escolher sempre sítios diferentes para quebrar a rotina e trabalhar cada vez mais o corpo e a mente.
De seguida, listamos as melhores modalidades para sair do sedentarismo e investir na saúde.
1 – Caminhar
Caminhar é um dos melhores exercícios ao ar livre principalmente porque pode ser feito em qualquer lugar.
Alguns dos benefícios são a perda de peso, melhoria da circulação sanguínea, condicionamento físico, alívio do stress e ansiedade.
É uma atividade que pode ser feita por todas as idades, sem muitas restrições, num parque ou até mesmo pelas ruas da cidade.
2 – Ciclismo
O ciclismo é um desporto que tem ganho cada vez mais adeptos. É uma alternativa incrível para quem quer evitar a musculação ou treinos aeróbicos, por exemplo.
Pedalar também causa menos impacto nas articulações e é uma maneira muito eficiente de queimar calorias. Ainda ajuda a reduzir o acúmulo de gorduras no sangue, o que melhora o colesterol e previne doenças cardiovasculares.
Além disso, é um exercício ao ar livre que pode ser feito em grupo. Que tal reunir o seu grupo de amigos e redescobrir espaços da cidade?
3 – Corrida
Correr é outro exercício ao ar livre que pode aliviar o stress do trabalho ou da rotina.
Ao contrário da caminhada, a atividade exige um pouco mais de preparação. Isto porque é necessária mais resistência física, concentração, respiração, persistência…
Os benefícios são sentidos no corpo e na mente, mas deve ser sempre feito respeitando os limites do corpo para evitar lesões.
O ideal é começar aos poucos, ter atenção à hidratação e alimentação e escolher o calçado adequado.
4 – Yoga
O yoga é uma atividade que pode ser feita em estúdios especializados ou ao ar livre. Muitos instrutores de yoga preocupam-se em manter um espaço aberto justamente para oferecer um contacto maior com a natureza.
A prática é benéfica em muitos níveis. Ajuda a criar uma maior consciência corporal, ganhar flexibilidade através dos alongamentos, tonificar os músculos, melhorar a postura e trabalhar a respiração.
Fazer esta modalidade de desporto ao ar livre possibilita tirar proveito de tudo o que a natureza pode oferecer, foge de salas fechadas e melhora a concentração.
O exercício ao ar livre é muito estimulante e benéfico. Avalie as opções e escolha o que mais se adequa aos seus interesses e objetivos!