O verão é, sem dúvida, o período do ano em que a prática de exercícios físicos ao ar livre é favorecida.

O bom tempo e a temperatura um pouco mais elevada são ótimos incentivos para se movimentar, o que impacta diretamente na saúde e qualidade de vida.

De seguida, enumeramos alguns desportos de verão para se inspirar e começar a mexer!

Verão: Conheça os 6 desportos ideais para aproveitar os dias de calor

Verão, praia, sol e diversão. Tudo isso pode ser ainda mais bem aproveitado quando estão dentro da categoria dos desportos.

Os desportos de verão são ótimas alternativas não só para se manter em forma e não descuidar da saúde mesmo nas férias, mas também para se divertir, seja sozinho ou em grupo.

Algumas modalidades ganham destaque nessa época do ano. Enumerámos algumas delas para que possa escolher aquela com que mais se identifica e começar a praticar.

1 – Caminhada

O primeiro desporto, e talvez o mais conhecido por todos, é a famosa caminhada. Democrática, ela é indicada para pessoas de todas as idades e é uma excelente atividade para aproveitar o tempo de maneira saudável.

É possível praticar a caminhada à beira da praia ou numa estrada de terra no campo. A caminhada faz com que o dia comece bem ou termine com uma sensação de dever cumprido.

É uma excelente atividade para ser praticada em família.

2 – Stand Up Paddle

Esta é uma modalidade de desporto que é cada vez mais popular e é ótimo para praticar em águas mais tranquilas.

No Stand Up Paddle há uma mistura de remo com surf. É preciso ficar de pé em cima de uma prancha e, para se movimentar na água, utilizar um remo.

A prancha de surf deve ser grande para manter o equilíbrio, especialmente para quem está a começar a aventurar-se no desporto.

Como se trata de uma modalidade mais técnica, é sempre bom pedir ajuda a um professor ou instrutor.

 3 – Canoagem

A canoagem pode ser praticada num caiaque ou até mesmo num bote de rafting. O desporto exige boa preparação física e é ideal para locais que tenham mar ou lago.

Muitas pessoas aproveitam o verão para desfrutar da canoagem pelas boas condições climáticas, principalmente em dias ensolarados.

4 – Vólei de praia

De origem americana, o vólei de praia tem as suas origens na Califórnia e, desde que se tornou uma modalidade olímpica, tem ganho cada vez mais espaço nas praias de todo o mundo.

Para jogá-lo, basta traçar um quadrado na areia, ter uma rede, uma bola e duas duplas prontas para se enfrentarem.

O desporto contribui muito para o desenvolvimento da coordenação motora e reflexos corporais. Mas não só. Também aumenta a capacidade cardiorrespiratória e queima muitas calorias.

5 – Natação

É claro que a natação não poderia estar de fora dos desportos de verão. Afinal, nada melhor do que mergulhar numa piscina ou até mesmo no mar num dia quente!

Nadar é um ótimo exercício aeróbico e não exige nenhum aparelho ou equipamento especial.

No entanto, tome cuidado e evite regiões muito profundas. Caso não saiba nadar, procure ajuda profissional antes de se aventurar na água, especialmente no mar.

6 – Slackline

Não sabe nadar ou não gosta muito da água do mar, mas quer aproveitar as areias para se divertir? Então, o Slackline é a opção perfeita.

Praticá-lo na areia é ainda melhor. Isto porque se cair não se lesiona tanto. É um desporto que pode ser feito por pessoas de qualquer idade e ajuda muito a treinar a força, o equilíbrio e a coordenação motora.

Praticar desporto no verão vai garantir que mantenha a saúde e a boa forma física. E ainda promove a sensação de bem-estar. Inspire-se nas dicas e comece a praticar!