A osteopatia é um conjunto de tratamentos, cujo principal objetivo consiste em avaliar, orientar, diagnosticar e tratar com eficiência as dores e desconfortos que podem surgir durante a atividade física.

Por isso, é um excelente método para a promoção do relaxamento muscular e alívio das dores que podem resultar de contraturas e lesões nos músculos. Quer saber como esta técnica pode beneficiar os pacientes?

Então continue a leitura e conheça algumas das doenças que podem ser tratadas através desta terapia.

Conheça algumas das principais doenças que podem ser tratadas com a osteopatia

Pode-se definir a osteopatia como um método de diagnóstico clínico, avaliação e tratamento que visa identificar a causa de determinadas dores e patologias.

É feito através de técnicas e recursos manuais de fisioterapia que possibilitam conhecer a formação anatómica, fisiológica e biomecânica do corpo. Desta forma, é possível diagnosticar e tratar o doente.

A técnica traz benefícios para uma grande variedade de patologias, desde distúrbios musculoesqueléticos e viscerais, até emocionais. Entre as inúmeras enfermidades que são favorecidas, listamos de seguida 5 doenças tratadas por esta terapia.

1 – Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que traz muito sofrimento aos pacientes, uma vez que se apresenta como uma constante dor muscular generalizada e crónica.

O diagnóstico não é fácil e para a doença ser constatada o paciente deve reconhecer, pelo menos, 6 focos de dor, entre os 18 pontos pré-definidos.

Os sintomas da fibromialgia variam constantemente de duração e de intensidade, sendo esta variação ocasionada por mudanças climáticas, esforço excessivo, alteração hormonal, ansiedade ou depressão.

O tratamento através da osteopatia é feito com o objetivo de aliviar as dores e dar flexibilidade à musculatura. Além de remover os pontos de dor manualmente e ajustar o alinhamento vertebral.

2 – DTM (Disfunção Temporomandibular)

A DTM trata-se de uma doença ocasionada pela presença de distúrbios na articulação temporomandibular (ATM).

Esta é a articulação responsável pela mastigação, fala e todos os outros movimentos realizados pela boca.

A atuação desta terapia na DTM tem a finalidade de descobrir a causa da dor, avaliar a mobilidade na articulação da mandíbula, do crânio, da coluna cervical e do sacro.

Após o processo de avaliação, o osteopata aplica técnicas manuais que proporcionam alívio da dor, redução da inflamação e aumento da amplitude de movimento.

3 – Dor ciática

Relativamente comum, a dor ciática ocorre devido à compressão ou inflamação do nervo ciático. A região onde ocorrem as dores geralmente localiza-se na conexão entre joelhos e pés.

O tratamento através da osteopatia visa o bloqueio dos músculos responsáveis pela compressão do nervo ciático, melhoria das restrições do movimento da coluna e das articulações…

4 – Escoliose

A escoliose consiste numa deformidade na coluna vertebral, que forma uma espécie de curva. Essa característica pode vir acompanhada da rotação das vértebras.

Esta terapia pode minimizar o desconforto causado pela escoliose em adolescentes e adultos, de forma que não resulte em grave deformidade, equilibrando o grau de curvatura.

Quando a doença é diagnosticada precocemente, especialmente em crianças, apresenta bons resultados.

Nestes casos, o profissional osteopata aplica técnicas de manipulação, exercícios posturais e prescrição de reeducação postural global (RPG).

5 – Hérnia de disco

A hérnia de disco também é relativamente comum. Ocorre quando o disco localizado entre as vértebras, que funciona como um amortecedor nos movimentos, sai do lugar, o que afeta nervos espinhais da coluna causando uma dor intensa.

No tratamento da osteopatia para hérnia de disco, o foco será descobrir quais são as restrições de movimento que estão relacionadas com o sofrimento do tecido que causa a dor.

Para identificar este fator será necessária uma análise minuciosa do histórico do paciente e da realização de testes de mobilidade do tecido, com o objetivo de libertar as restrições encontradas.

Estas são só algumas doenças que podem ser tratadas com eficácia através da osteopatia. Muitos outros distúrbios, como insónia, torcicolo, sintomas de tensão pré-menstrual, enxaquecas, também podem ser tratados com esta técnica.