Certamente já sentiu dores ou formigueiros na região das costas, são bastante comuns, independentemente da idade e fase da vida. Estes episódios podem ser a manifestação das dorsalgias, popularmente conhecidas como dor nas costas.
São muitas as causas que podem provocar a dorsalgia, classificada em seis diferentes tipos.
No artigo falaremos mais detalhadamente sobre esta doença, incluindo as causas e tipos.
Dorsalgias: Conheça as causas e os tipos de dores nas costas
A dorsalgia, chamada popularmente como dor nas costas, consiste na dor localizada na região da coluna. Pode ter como causas traumas ou alterações estruturais do corpo.
Geralmente as dorsalgias estão associadas ao excesso de peso, stress e má postura. Essa dor pode ser proveniente dos músculos, ossos, nervos, articulações ou outras estruturas da coluna vertebral.
A dorsalgia pode ter manifestações constantes ou intermitentes, podendo também permanecer numa região específica, ou até mesmo se espalhar para outros locais.
A depender do caso, pode não ter origem na própria coluna vertebral, mas derivar de outro problema ou órgão do corpo.
As dores nas costas podem manifestar-se em diferentes idades e fases da vida, sendo mais comum em adultos, idosos e gestantes. Pode ser classificada em 3 graus: aguda, subaguda e crônica.
a) Aguda: Caracterizada pela duração dos sintomas em menos de 6 semanas. A recuperação e o desaparecimento das dores ocorrem dentro de um mês.
b) Subaguda: Possui a duração dos sintomas de 6 até 12 semanas e costuma apresentar uma melhoria em até 3 meses.
c) Crônica: Pode surgir e durar 12 semanas ou mais. Nestes casos de dor persistente, a causa precisa ser estudada por um especialista e diagnosticada corretamente, para iniciar o tratamento.
Dito isso, vamos listar a partir de agora os tipos de dorsalgias que podem manifestar-se.
1 – Neoplásicos
Quando a dorsalgia tem como origem tumores malignos ou benignos, primários ou metastáticos, são classificadas como neoplásicos.
Os tumores ósseos primários, ao nível da coluna vertebral, são raros em comparação aos metastáticos.
O diagnóstico é feito com base no histórico clínico do paciente, característica da dor, idade e antecedentes.
2 – Metabólico
A osteoporose é a principal causa metabólica de comprometimento da coluna vertebral. Trata-se de uma doença degenerativa, que causa a redução da massa óssea, aumentando o risco de fraturas.
A osteoporose pode causar fraturas típicas na coluna vertebral dorsal ou micro fraturas, determinando dorsalgia e cifose torácica progressiva, aumentando o risco para novas fraturas e dor.
3 – Degenerativo
Entre as causas degenerativas, a espondilose merece destaque, sendo um processo que afeta todos os níveis da coluna vertebral.
Trata-se de uma alteração degenerativa progressiva dos discos intervertebrais, corpos vertebrais, facetas articulares e estruturas cápsulo-ligamentares.
A espondilose acompanha o envelhecimento humano. Muitas vezes é difícil diferenciar alterações anormais devido à idade avançada, com alterações patológicas que são causadoras de dor.
4 – Traumático
As dorsalgias traumáticas são a principal causa das dores nas costas. Nesta categoria estão incluídas as distensões dos músculos e ligamentos, contusões e fraturas.
Para a avaliação de diagnóstico são considerados históricos de trauma, realização de esforço físico exagerado e atividade laboral em posições anormais. O exame radiográfico costuma ser utilizado para diagnosticar este tipo de dorsalgia.
5 – Estrutural
As anormalidades estruturais da coluna dorsal causam, com bastante frequência, uma dorsalgia mecânica. Nestes casos, os principais fatores associados são a doença de Scheuermann e o tipo pós-traumático.
A doença de Scheuermann, também conhecida como dorso curvo juvenil, apresenta uma grande cifose torácica, acanhamentos vertebrais e irregularidades das placas vertebrais e discais nos adolescentes.
É predominante no sexo masculino e as dorsalgias são a queixa comum na evolução da doença.
Já o tipo pós-traumático está relacionado aos casos de sequelas de fraturas e a dor tem origem na instabilidade e deformidade resultante do trauma.
6 – Infecioso
As infeções da coluna dorsal podem comprometer o tecido ósseo, discal ou nervos (Herpes Zoster) e são uma causa comum de dorsalgia, tanto em crianças como em adultos.
O tratamento para os diversos tipos de dorsalgias pode consistir no uso de medicamentos, fisioterapia, tratamentos alternativos e osteopatia. Se sofre deste problema, consulte um médico especialista e siga as recomendações.