A rigidez muscular consiste num desconforto provocado pelo músculo que não permite realizar os movimentos normais. Em alguns casos pode mesmo provocar dor e desconforto.
Este problema geralmente surge quando se fica durante muito tempo na mesma posição. Ou após realizar movimentos rápidos depois de um longo período de repouso.
Para evitar este desconforto, elaboramos um artigo com algumas dicas que pode praticar no dia-a-dia.
Rigidez Muscular: 7 hábitos diários para evitar
A rigidez nos músculos é resultado de pequenas lesões que decorrem de diversos fatores. Os mais comuns são:
- Permanecer durante muito tempo sentado
- Realizar atividades físicas intensas
- Deficiência de potássio e magnésio
Tudo isto pode levar ao enrijecimento dos músculos, que além de prejudicar os movimentos pode causar uma dor intensa.
A prevenção é sempre a melhor solução. Por isso, listamos alguns hábitos simples que pode adotar na sua rotina para evitar a rigidez muscular.
1 – Fazer alongamentos
Os alongamentos devem ser feitos diariamente. É aconselhável fazer depois de ter tomado o pequeno-almoço ou já ter feito algum movimento, durante dez minutos, e repetir à noite, antes de dormir.
Se costuma ficar muito tempo sentado durante o trabalho, é interessante também fazer algumas pausas para alongar o corpo.
Para fazer os alongamentos não é preciso nenhum equipamento específico. Faça movimentos suaves e sinta os seus músculos relaxarem.
2 – Caminhar
Os exercícios físicos são essenciais para manter a saúde e por isso também contribuem para a prevenção da rigidez muscular.
Basta fazer uma caminhada de, no mínimo, dez minutos por dia. Se puder aumentar este tempo para trinta minutos, será ainda melhor.
3 – Evite períodos longos na posição sentada
Ficar sentado durante longos períodos é muito prejudicial, especialmente quando não se tem uma boa postura. O resultado pode ser o enrijecimento dos músculos e dores desconfortáveis.
Se costuma ficar horas sentado na mesma posição durante o trabalho, deve eliminar este hábito. Faça pequenas pausas para se levantar e alongar o corpo. Quase instantaneamente irá sentir um grande alívio nos músculos e articulações.
4 – Respeite os limites do seu corpo
Praticar atividades físicas é fundamental para ter mais saúde. Contudo, é preciso reconhecer e respeitar os limites do seu corpo. Caso contrário, o efeito será inverso e certamente irá sofrer dores e lesões.
Portanto, a recomendação é evitar exercitar além dos limites do seu corpo e aumentar gradualmente a intensidade do treino. Escolha terminar o circuito de atividades com movimentos de menor impacto.
5 – Tomar um banho morno
Um banho morno com sais de banho ou bicarbonato de sódio pode ser ideal para aliviar o desconforto da rigidez muscular.
O calor e a combinação de sal ou bicarbonato de sódio irão aliviar os músculos quase imediatamente e acalmam a mente. É a maneira perfeita de terminar o dia e relaxar antes de uma boa noite de sono.
6 – Beber muita água
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo e tem papel um importante na prevenção deste problema. Por isso, beba muita água e mantenha-se hidratado todos os dias.
7 – Fazer uma boa alimentação
Conforme dito, este desconforto pode ser resultado da deficiência de potássio e magnésio.
Para evitar esse desconforto é importante manter uma alimentação rica nestes nutrientes. Alguns alimentos que deve incluir na sua dieta são:
- Banana
- Beterraba
- Batata-doce
- Gergelim
- Peixe
- Espinafre
- Abacate
A rigidez muscular pode trazer muitos incómodos e prejudicar o seu desempenho no dia-a-dia. Inclua os hábitos de prevenção listados e evite o desconforto causado por este problema!