Antigamente, a gravidez era tratada quase como uma doença que incapacitava as mulheres. Mas, a medicina evoluiu e atualmente já é amplamente divulgado os benefícios da atividade física durante a gestação.

Mas, é claro que durante essa fase, os exercícios devem ser adaptados, para não prejudicarem a saúde da mãe e do bebé.

Mais à frente fique a saber a importância de fazer exercício físico durante a gestação.

Gravidez: Quais são os benefícios do exercício e como fazer?

Já ninguém se assusta ao ver uma grávida a fazer exercício no ginásio, a correr na praia ou a pedalar no parque. O que antes era um tabu, agora faz parte da recomendação médica.

A prática de atividades físicas durante a gravidez é fundamental para a saúde da mãe e do bebé. Principalmente no caso de gravidezes mais sedentárias que devem ser incentivadas a exercitar.

Mas, é claro que é preciso ter algumas precauções, afinal, o corpo da mulher passa por uma enorme transformação durante este período. Por isso, especialistas recomendam que as grávidas mantenham níveis moderados de exercício físico.

Os benefícios de manter-se ativa na gravidez

Durante a gestação, as mulheres enfrentam uma série de alterações fisiológicas e anatómicas que podem trazer desconfortos.

Mas, através da prática de exercícios específicos e orientados, é possível evitar estes desconfortos e tornar esta fase mais tranquila e segura.

Entre os principais benefícios das atividades físicas, podemos destacar:

  • Melhoria da respiração
  • Redução do inchaço
  • Amenizar dores nas costas
  • Fortalecer a musculatura para o trabalho de parto
  • Reduzir o risco de pré-eclâmpsia (hipertensão durante a gestação)
  • Proporcionar uma sensação de bem-estar e diminuição do stress
  • Permitir uma recuperação pós-parto mais rápida
  • Melhoria do funcionamento do intestino
  • Evitar o desenvolvimento de diabetes gestacional
  • Diminuir o risco de depressão pós-parto
  • Evitar o ganho excessivo de peso

E os benefícios não são somente para as mães, mas também para os bebés. Praticar exercício físico ajuda a melhorar a circulação da placenta, permitindo que o bebé receba mais oxigénio e nutrientes para um bom desenvolvimento.

Como fazer exercícios durante a gravidez

É muito importante falar com o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física. Além disso, é preciso que os treinos sejam frequentemente adaptados, para não haver riscos.

Geralmente, as atividades físicas mais recomendadas são caminhadas e pilates. Contudo, é importante relembrar que deve adequar-se ao período gestacional e ao condicionamento físico prévio.

Além disso, há mais alguns cuidados importantes que merecem destaque.

a) Alimentação

Um menu equilibrado aliado às atividades físicas é muito importante para manter os bons níveis de nutrientes no organismo. A hidratação também é fundamental, portanto, beba água antes, durante e após os exercícios.

b) Respeite os seus limites

Não tente fazer um treino de atleta durante a gestação e saiba reconhecer os sinais do seu corpo. Se sentir falta de ar que não melhora com o repouso, dor no peito, contrações regulares e dolorosas, tontura ou sangramento, pare imediatamente.

c) Cuidado com o calor

Em dias muito quentes o melhor é evitar fazer desporto. Isso porque o calor pode causar desidratação e o aumento da temperatura corporal pode danificar as células nervosas do feto.

d) Atenção às atividades praticadas

Não faça exercícios que envolvam contacto físico ou risco de queda, como lutas e escaladas. Previna a si e ao bebé.

Dito isto, é importante referir que a recomendação é que durante a gravidez se pratique 150 minutos de atividades físicas semanais, com intensidade moderada. Fale com o seu médico e certifique-se de que pode manter-se ativa durante a gestação-