Provavelmente durante a execução de uma atividade que exige esforço, ou a prática de alguma atividade física, já deve ter desenvolvido alguma contratura muscular. Isto acontece quando o músculo contrai e não relaxa.
As contraturas podem ocorrer em diversas regiões do corpo e terem múltiplas causas. O pior é que podem afetar seriamente a rotina por limitarem os movimentos e causarem um desconforto significativo.
Mais à frente vamos falar sobre o assunto e explicar o que é, quais os sintomas e tratamentos para este problema.
Contratura muscular: Como identificar, tratar e evitar
A contratura muscular é caracterizada pela manutenção do estado de rigidez do músculo, que não volta ao estado normal de relaxamento. Pode ocorrer em diversos músculos do nosso corpo por inúmeras causas.
É bastante comum, especialmente porque alguns fatores de risco contribuem para o seu aparecimento, como:
- Stress
- Má postura
- Falta de fortalecimento muscular
- Fadiga
- Rigidez muscular
- Falta de flexibilidade
- Má execução de exercícios
Os sintomas que podem identificar uma contratura são, basicamente, dor e desconforto na região afetada, podendo ser acompanhados pela limitação dos movimentos.
Veja a seguir os principais tipos de contratura muscular:
1 – Contratura lombar
A região lombar localiza-se na parte final das costas. A contratura pode ocorrer devido a um esforço que produz uma sobrecarga nos músculos, ou também como consequência da má postura no trabalho ou ao dormir, por exemplo.
2 – Contratura cervical
No caso da contratura cervical, o pescoço é afetado. Ocorre, geralmente, quando há um trauma muscular por carregar excesso de peso nos ombros como malas ou mochilas, ou não fazer aquecimento antes de praticar desporto.
3 – Contratura nos ombros
Quando atinge os ombros, pode ser um indicativo de stress, cansaço ou má postura. Ou até mesmo quando ficamos muito tempo à frente do computador com os ombros levantados.
4 – Contratura na panturrilha
Esse tipo de contratura é bastante comum em atletas como jogadores de futebol. Ocorre principalmente devido ao excesso de esforço físico em atividades desportivas.
5 – Contratura na coxa
A contratura da coxa pode afetar os músculos da parte da frente, de trás ou da lateral. Também é comum quando fazemos atividades físicas sem o devido alongamento e aquecimento.
6 – Contratura nas costas
Nas costas geralmente ocorre por fatores ligados aos nossos hábitos, como a má postura ou ficar muito tempo na mesma posição, como sentado no trabalho ou a guiar.
Qual é o tratamento mais indicado e como evitar a contratura muscular?
O tratamento e as formas de evitar o surgimento estão diretamente ligadas às causas gatilho.
É preciso investigar se a movimentação incorreta do músculo pode ser um sinal de alerta de mau posicionamento postural ou até mesmo estar associada a uma doença mais grave.
Em períodos de maior cansaço, quando houver muita tensão muscular e as contraturas forem recorrentes, é possível recorrer ao uso de relaxantes musculares.
Estes medicamentos, além de auxiliarem no relaxamento, também aliviam a dor. Podem ser utilizados em conjunto com tratamentos caseiros, como banhos ou compressas de água quente, alongamentos e massagens.
É importante mencionar que o sedentarismo também contribui para o surgimento das contraturas musculares. Por isso, mantenha-se ativo e pratique alguma atividade física, sem nunca se esquecer de alongar e respeitar os limites do seu corpo.
Geralmente a contratura desaparece em poucos dias. Porém, caso persista por muito tempo, é importante consultar um especialista para avaliar se houve alguma lesão mais séria.
Agora que sabe mais sobre a contratura muscular, tenha atenção à sua postura e cuidado ao praticar exercícios para garantir mais saúde e bem-estar.