Dor ou sensação de queimadura nos glúteos até à ponta do pé, peso nas pernas e formigueiro. Estes são alguns dos sintomas mais comuns relatados por quem já sofreu de dor ciática.

Esta dor no nervo ciático é chamada, em termos técnicos, de ciatalgia. Tem uma origem neuropática, e é desencadeada quando ocorre uma inflamação no nervo mais longo do corpo humano.

Sofre desta dor e não sabe o que fazer para aliviá-la? Então continue a ler e conheça mais informações e algumas dicas para combater os sintomas da ciatalgia.

Dor ciática: Conheça as causas e os tratamentos

Conforme mencionamos, o nervo ciático é o mais longo do nosso corpo, e estende-se desde a lombar até os pés, passando pelos glúteos, coxas e pernas.

Ao longo do seu trajeto, possui diversas ramificações para servir as estruturas dos membros inferiores, como músculos, articulações e pele. A dor ciática ocorre quando há a compressão deste nervo.

Em suma, ao ser comprimido fica inchado e inflamado. Isto provoca dor ao longo da sua extensão e, em alguns casos, perde-se força muscular e sente-se dormência na área afetada.

A hérnia de disco está entre as principais causas da compressão do nervo ciático. Porém, existem alguns fatores de risco que favorecem o aparecimento da ciatalgia, como por exemplo:

  • Idade avançada: Pacientes idosos têm maior risco de problemas degenerativos da coluna, sendo muito mais comum a ocorrência de hérnias discais ou artrose na coluna.
  • Obesidade: O excesso de peso pode ocasionar uma sobrecarga na coluna lombar. Isto favorece a ocorrência de lesões ou alterações anatómicas que podem comprimir o nervo ciático.
  • Trabalho pesado: O tipo de ocupação profissional também é um relevante fator de risco para a compressão do nervo ciático. Pessoas que carregam pesos, fazem força com as costas ou passam longas horas sentadas ou em pé na mesma posição também apresentam uma maior incidência.
  • Sedentarismo: O sedentarismo e a falta de atividades físicas para fortalecer a musculatura da região lombar também favorecem o aparecimento de problemas na coluna.

A intensidade da dor varia muito de acordo com cada caso. Pode ser leve, causando apenas desconforto ou sensação de queimadura ocasional. Mas, em casos mais graves, a dor pode ser excruciante, impedindo que o paciente fique de pé.

O tratamento adequado será prescrito por um médico, que pode pedir exames complementares ao diagnóstico dependendo da intensidade da dor.

Quais são os tratamentos?

Os tratamentos para combater a dor ciática incluem diversas frentes, como:

  • Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e para a dor neuropática
  • Massagem para aliviar a dor e melhorar a movimentação, diminuindo a compressão do nervo
  • Sessões de fisioterapia e osteopatia para reduzir a dor e a inflamação, além de alongar e fortalecer os músculos
  • Inativação de pontos-gatilho, com alongamentos (aulas de pilates por exemplo), infiltrações ou ondas de choque
  • Cirurgia (apenas nos casos mais graves que não melhoram com o tratamento convencional)

Quando a ciatalgia é resultado de um estilo de vida prejudicial à saúde lombar, como sedentarismo e obesidade, é importante tomar medidas de prevenção antes que a dor se desenvolva.

Neste sentido, a adoção de hábitos que contribuem para o bom condicionamento da coluna são fundamentais. É importante ter uma postura adequada, praticar exercícios de musculação para fortalecer o core e fazer alongamentos.

Se já sofreu de dor ciática, mude a sua rotina para sair do sedentarismo e ter uma vida mais saudável. Lembre-se sempre de procurar o auxílio de um profissional para diagnosticá-lo e indicar a melhor proposta de tratamento.