A entorse é uma lesão muito comum, e ocorre principalmente nas articulações do joelho, tornozelo e dedos das mãos.

É uma lesão que pode afetar seriamente as simples tarefas do dia-a-dia. Torna-se num problema ainda maior quando começa a acontecer regularmente.

De seguida vamos referir os sintomas, causas e tratamentos no caso de ocorrência deste tipo de lesão. Continue a leitura e saiba tudo!

Entorse: Tudo o que precisa saber sobre as causas, sintomas e tratamento

Pode ser definida tecnicamente como uma lesão de ligamento traumática. Ou seja, acomete os ligamentos de determinada articulação, sendo as mais comuns o joelho, tornozelo e dedos da mão, conforme mencionamos.

Ocorre devido a movimentos bruscos, principalmente durante a prática de desporto. É interessante mencionar que quem já sofreu uma entorse noutras ocasiões possui um risco maior de se lesionar novamente.

Existem três graus diferentes, e as consequências variam de acordo com o grau da entorse.

  1. Ligeira ou tensão: O ligamento é esticado ou levemente rasgado. A dor é leve ou inexistente, mas pode aumentar com o movimento. Em geral, a área afetada não está particularmente inflamada.
  2. Moderada: Algumas fibras do ligamento são rasgadas, mas não completamente. A área afetada, como a articulação, fica dorida e às vezes inchada. O movimento torna-se mais difícil e pode ter um hematoma.
  3. Grave: Um ou mais ligamentos são completamente rasgados. A área afetada fica muito dorida, inchada e com uma cor diferente do resto do conjunto, o que indica um hematoma. Torna impossível a movimentação da articulação.

Nos casos mais graves, os movimentos na articulação são anormalmente amplos. Isto ocorre porque os ligamentos que sustentam a articulação estão severamente danificados e não conseguem sustentar o movimento articular de forma adequada.

É importante ter em conta que a lesão só pode ser diagnosticada através da análise clínica e exames de imagem, como raio-x.

Conheça agora alguns dos cuidados e medidas a serem tidas em conta no caso de ocorrência desta lesão.

Tratamento e prevenção da entorse

O tratamento mais indicado vai depender muito do grau da lesão. Contudo, os protocolos de cuidados imediatos resumem-se à aplicação de gelo, repouso, elevação e compressão.

1 – Gelo

Deve ser aplicado imediatamente durante 15 a 20 minutos. Nunca deve aplicar o gelo diretamente na pele, deve utilizar uma bolsa ou pano no membro lesionado.

O processo deve ser repetido a cada 2 ou 3 horas. O gelo ajuda a reduzir a dor, o inchaço e a inflamação na articulação afetada.

2 – Repouso

O repouso também é fundamental no processo de recuperação, sendo necessário evitar esforço físico intenso no mínimo durante dois dias.

3 – Elevação

Recomenda-se elevar o membro afetado acima do nível do coração, especialmente durante a noite ao dormir.

4 – Compressão

A compressão deve ser feita na região onde se encontra o inchaço, com uma banda elástica, e tendo cuidado para não apertar com muita força. Essa compressão deve ser removida somente quando os sintomas desaparecerem.

Casos mais graves – cirurgia

É sempre importante consultar um médico para avaliar o grau da lesão, uma vez que a cirurgia pode ser recomendada em casos mais graves.

Apesar de serem raras as vezes em que a intervenção cirúrgica é necessária, geralmente é realizada quando a lesão não cicatriza. Ou então quando a articulação permanece instável após um longo período de fisioterapia e exercícios de reabilitação.

A cirurgia pode ser feita para reparar um ligamento que não cicatriza ou para reconstruí-lo com tecido de um ligamento ou tendão próximo.

Para evitar a ocorrência de entorses tenha alguns cuidados, como fazer um aquecimento antes de iniciar qualquer atividade física e alongamento ao finalizar.