Excesso de comidas e bebidas, horas de divertimento e troca de presentes. As festas de final de ano são repletas de prazeres. O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros, e, são eles, os vilões da saúde, do bem-estar e da alimentação saudável.
Muitos esquecem-se ou simplesmente ignoram hábitos de uma boa alimentação nesta época do ano. O que resulta em excessos que certamente cobram um preço ao corpo.
A seguir, trazemos 4 motivos pelos quais deve manter a dieta equilibrada também durante a época festiva.
Alimentação saudável: 4 efeitos colaterais que os exageros nas festas de fim de ano podem trazer à saúde
Dezembro é considerado o mês mais calórico no calendário de muita gente. Natal e Passagem de ano são comemorados com pratos saborosos, mas que também trazem um peso à consciência de quem fez dieta durante o ano todo.
No entanto, não é necessário castigar-se e ficar longe da mesa. A alimentação saudável não significa restrição total, mas sim equilíbrio.
A seguir explicamos 4 efeitos colaterais de quem exagera nas comidas e bebidas durante as festividades para que se conscientize e mantenha a saúde em dia!
1 – Danos no fígado
Espumante, vinho, cerveja, licores… As festas de final de ano costumam ser repletas de bebidas alcoólicas, o que pode significar uma noite a passar mal e a sofrer sintomas de ressaca.
Mas além desse mal-estar momentâneo, consumir álcool em excesso pode trazer prejuízos para o fígado. Dependendo da pessoa e do organismo, pode resultar até mesmo num coma alcoólico.
É recomendado que antes de começar a beber as bebidas com álcool beba muita água. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com um de água ou até mesmo de sumo.
2 – Prejuízos no sistema digestivo
A ingestão de alimentos altamente calóricos em excesso traz prejuízos ao sistema digestivo. Sintomas como refluxo e azia são resultados da “agressão” ao estômago. Isso porque o organismo não é capaz de metabolizar os alimentos adequadamente.
Para evitar problemas, não existe segredo. O truque é não exagerar, mas alguns alimentos podem ajudar a resolver possíveis problemas. As folhas verdes são grandes aliadas, já que aceleram a digestão e ajudam a desintoxicar o corpo.
3 – Aumento do colesterol
Geralmente, as ceias das festas de fim de ano são repletas de alimentos gordurosos, que quando consumidos em exagero podem trazer sérias consequências à saúde.
Isso porque a gordura é uma das maiores inimigas do colesterol. Portanto, comer carnes e outros alimentos gordurosos em excesso pode fazer com que os níveis de colesterol aumentem, o que é muito prejudicial à saúde.
É importante equilibrar a alimentação dando preferência ao consumo de carnes mais magras.
4 – Alimentos com alto teor de açúcar
Os doces e sobremesas também são tradição nestas épocas do ano. As opções são variadas e a tentação é difícil de ser controlada. Porém, é preciso ter cuidado com a quantidade de açúcar ingerido.
O açúcar em excesso está diretamente ligado ao aumento de peso e obesidade. Além de favorecer o aparecimento de doenças como a diabetes.
Enfim, a má alimentação e os excessos gastronómicos típicos desta época aumentam o consumo de açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas.
Este tipo de exageros propicia o espessamento das artérias, danifica o fígado e o pâncreas, desorganiza a pressão sanguínea e eleva o nível de colesterol.
Para que estes problemas não atrapalhem as comemorações, o ideal é não abandonar totalmente a dieta, e continuar a praticar atividades físicas. Lembre-se, a alimentação saudável é sinónimo de equilíbrio. Aproveite as festividades, mas sem exagerar!