2021 vai ser o ano em que irá adotar mais hábitos saudáveis?

Se prometeu que 2020 seria o ano em que adotaria mais hábitos saudáveis, é bem provável que os seus planos tenham sido adiados. A pandemia, o confinamento, as incertezas e a sobrecarga emocional impediram muitos de concretizar os planos traçados.

Mas, ao mesmo tempo, depois de passar tanto tempo em casa graças à pandemia, muitas pessoas repensaram as rotinas. Isso inclui a necessidade de adotar hábitos que sejam mais saudáveis.

Se este detalhe faz parte dos seus planos para 2021, então não pode perder o nosso artigo! A seguir trazemos 8 dicas que podem ser incluídas na rotina.

Hábitos saudáveis: 8 atitudes para incluir na sua vida em 2021

Um novo ano traz sempre novas possibilidades. E entre as promessas de fim de ano mais comuns está a de melhorar os hábitos e ter uma vida mais saudável.

Se este também é o seu objetivo, saiba que o primeiro passo é procurar informações e desenvolver um plano para colocar as metas em prática. Um bom começo é seguir as dicas que apresentamos agora. Continue a leitura!

1 – Cuide da sua saúde mental

Não é somente o corpo que precisa de se tornar mais saudável. A mente também.

No próximo ano, equilibre emoções e ações, já que há uma relação muito próxima entre o que sentimos, o que expressamos e como nos sentimos fisicamente.

O bem-estar precisa ser completo, e para tal é preciso cuidar da saúde como um todo. O ano de 2020 foi um desafio para todos, portanto, em 2021, priorize a sua qualidade de vida trabalhando também a saúde mental. Assim está no caminho certo para criar hábitos mais saudáveis.

2 – Pratique exercício físico

Parece uma dica óbvia, mas não é. Praticar mais atividades físicas está quase sempre nas listas de resoluções do ano novo. Porém, poucas pessoas seguem este objetivo, esquecendo-se que este é um dos hábitos mais importantes e fáceis de cumprir.

Precisa apenas de 30 minutos diários de atividade física, pode ser moderada ou intensa, para perceber os resultados positivos no seu corpo.

E saiba que não é só o corpo que beneficia. Estudos já comprovaram o efeito do desporto no cérebro humano, melhora o humor e diminui sentimentos como depressão, ansiedade e stress.

3 – Investir numa alimentação de qualidade

Se passou a consumir ainda mais alimentos processados este ano, saiba que é preciso mudar radicalmente a dieta.

Alimentos industrializados, são compostos por produtos químicos artificiais e sintéticos. Este tipo de comida não ajuda em nada quem deseja atingir o objetivo de ser mais saudável.

Comida de qualidade consiste em alimentos que se encontram na natureza e que não foram modificados por processos químicos. Portanto, para 2021, invista nos alimentos reais e saudáveis!

4 – Livre-se dos vícios

O hábito de fumar, além de causar dependência física, está relacionado ao agravamento de outras doenças, tais como cancro e transtornos do aparelho respiratório.

Para ter hábitos saudáveis, os vícios devem ser eliminados. Uma boa opção é substituir o cigarro por uma atividade física que lhe proporcione prazer.

5 – Pratique o autocuidado

O autocuidado vai muito além de cuidar somente da aparência. Envolve o desenvolvimento pessoal e profissional. Este é um dos hábitos saudáveis que são necessários e devem ser priorizados.

É preciso conhecer-se e compreender os sinais que o corpo transmite quando algo não está bem.

Nesse sentido, reservar algum tempo para o lazer e descanso, bem como procurar conhecimentos complementares, é fundamental para a qualidade de vida e alívio de tensões.

6 – Consumir a quantidade ideal de água

Manter-se hidratado diariamente está diretamente relacionado com o melhor funcionamento do corpo e da mente.

Se é daqueles que não se lembra de beber água, a dica é colocar alarmes no telemóvel ou andar sempre com uma garrafa.

7 – Melhorar a alimentação

É de conhecimento geral que a alimentação tem grande influência na saúde e no humor. Uma dieta saudável deve ser composta por proteínas, gorduras boas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Uma boa maneira de consumir todos os nutrientes necessários é variar o tipo de alimentos. Inclua cereais, carnes, verduras, legumes e frutas. Um prato colorido certamente contém uma refeição equilibrada e cultiva hábitos saudáveis.

8 – Dormir mais e melhor

Pessoas que dormem pouco ou inadequadamente podem ter o metabolismo comprometido, e inclusive estarem mais propensas ao desenvolvimento da obesidade. Nesse sentido, é fundamental dormir bem, pelo menos oito horas diárias.

Evite atividades agitadas e intensas antes de dormir, assim como o telemóvel e notícias. O quarto deve ser escuro e silencioso. Para relaxar, inspire e expire lentamente e profundamente. O resultado será uma noite de sono com muito mais qualidade.

Percebe como existem muitas maneiras de transformar a rotina e adotar hábitos saudáveis? Comece aos poucos, e a cada conquista inclua um novo desafio. No final de 2021 será uma pessoa mais saudável e com mais qualidade de vida!