Será vantajoso fazer uma aula de yoga online?

Alguma vez pensou em fazer uma aula de yoga online? A verdade é que a prática de yoga em casa certamente pode ser benéfica. Mas é preciso estar atenta a alguns cuidados.

Em tempos de quarentena precisamos encontrar cada vez mais alternativas de atividades que possam ser feitas em casa. Com ginásios fechados ou com restrição de acessos, fazer exercício pode ser um desafio.

Por isso muitas pessoas ainda recorrem às aulas virtuais como solução para este problema. E entre as muitas opções disponíveis as aulas de yoga online destacam-se.

Porém, muitos iniciantes na prática podem sentir um certo receio em aderir ao método virtual por não saberem se serão capazes de realizar os exercícios.

Vamos sanar todas estas dúvidas no artigo a seguir. E, no final poderá decidir se é realmente vantajoso fazer uma aula de yoga em casa.

Aula de yoga online – Principais benefícios e cuidados

Mesmo quem nunca fez uma aula de yoga certamente já ouviu falar dos inúmeros benefícios que essa prática pode trazer ao corpo e a mente. Mais do que uma atividade física, a yoga envolve toda uma filosofia e estilo de vida.

O que muitos não sabem é que não existe somente um tipo de yoga. E, se está a pensar em aderir às aulas online, conhecer as diversas tipologias é essencial para escolher a que mais se adapta às suas necessidades.

Veja a seguir algumas modalidades de yoga e as suas características.

1 – Hatha Yoga

Este é considerado o estilo clássico do yoga, sendo um dos mais populares no ocidente. Isso porque o seu foco está no condicionamento físico, melhoria da flexibilidade e fortalecimento do corpo.

O Hatha Yoga é o mais indicado para iniciantes, já que as aulas não envolvem tantas posturas e estas não são tão intensas.

2 – Ashtanga Yoga

Essa é uma variante desenvolvida a partir do Hatha, e a sua prática é indicada para quem procura atividades mais estimulantes e intensas. O seu foco é no ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, alinhamento e consciência corporal.

O Ashtanga envolve seis séries de posturas que vão sendo desenvolvidas ao longo do tempo e de acordo com a capacidade do praticante.

3 – Vinyasa Yoga

O Vinyasa é conhecido como o estilo mais gracioso de yoga, já que a sua prática é baseada em movimentos e posturas que formam quase uma coreografia, através de um fluxo contínuo de posições sincronizadas com a respiração.

Essa modalidade é indicada para quem procura reduzir o stresse e melhorar o alinhamento e consciência corporal. Além de alcançar um maior equilíbrio entre o corpo e mente.

4 – Raja Yoga

O Raja Yoga é uma prática voltada mais para o lado espiritual, por isso as suas aulas não possuem posturas intensas ou sequências desafiadoras.

Quem procura trabalhar a parte emocional e a meditação, certamente vai gostar dessa modalidade.

Estes são só alguns tipos de yoga, e como se pode perceber essa é uma prática muito abrangente. Que de fato traz uma série de benefícios para o corpo e para a mente.

Agora deve estar a perguntar-se se será possível, então, fazer aula de yoga online?

A resposta é sim, porém é preciso ter alguns cuidados.

Cuidados ao praticar yoga através de aulas online

O primeiro cuidado é em relação ao tipo de yoga que irá escolher praticar. Nesse momento é preciso ponderar, já que as diversas modalidades possuem focos e níveis de dificuldade diferentes.

Escolher o tipo de yoga que mais se aproxima do seu objetivo também é uma forma de incentivo à prática. Pois sabemos que fazer exercícios em casa nem sempre é fácil e desmotivamo-nos com facilidade.

Outro cuidado essencial é relativamente à prevenção de lesões. Por isso, respeite os limites do próprio corpo e vá se adaptando às posições e sequências gradualmente, para não se aleijar.

Praticar yoga é, sem dúvida, benéfico para o corpo e a mente. E podemos afirmar que precisamos deste tipo de fortalecimento em tempos tão difíceis. Portanto dê uma chance às aulas de yoga online e sinta a diferença no seu dia a dia.