Já ouviu falar do air yoga? Conheça esta modalidade

Apesar de não ser ainda uma modalidade muito conhecida, o air yoga promete fazer sucesso entre os adeptos desta prática milenar. A par disso traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Basicamente, trata-se é uma aula de yoga com posturas clássicas e técnicas de respiração e relaxamento. Porém é feita com a ajuda de um tecido suspenso que tem como principal objetivo ajudar a realizar algumas posturas mais difíceis.

Recomendado para iniciantes e veteranos na prática de yoga, esta modalidade apresenta diversas vantagens e benefícios. E, poderá conhecê-los se continuar a ler.

Air yoga: Quais os principais benefícios desta prática

Podemos dizer que o air yoga combina diversos movimentos não só da yoga tradicional, mas também do pilates, ginástica, dança e artes áreas. Tudo isso com posturas suspensas num tecido suave.

Esta prática utiliza a força da gravidade a nosso favor. Deste modo é possível explorar melhor os movimentos do corpo, fazer movimentos fluidos e criar espaço entre as vértebras, sem comprimir as articulações e a coluna vertebral.

Por tudo isso, esta é uma atividade completa e que trabalha o corpo como um todo através do:

  • Trabalho da força
  • Equilíbrio
  • Concentração
  • Resistência
  • Consciência respiratória e corporal

Além disso, o air yoga trabalha também o aspecto mental. Traz mais confiança aos praticantes, que numa primeira instância podem até sentir medo, porém aprendem a abrir mão da necessidade de controlo permitindo o livre fluir das emoções.

Resumidamente a sua prática é capaz de trazer diversos benefícios, alguns dos quais enumeramos de seguida.

1 – Fortalecimento e alongamento dos músculos

Embora o objetivo principal da prática seja encontrar o equilíbrio mental para ter o controlo do seu corpo, o yoga aéreo movimenta todos os músculos do corpo. Deste modo ajuda no fortalecimento corporal, aumentando a força, flexibilidade e equilíbrio.

2 – Reduz a ansiedade

Sendo essa uma prática voltada para o equilíbrio mental, o air yoga pode ajudar a combater os sintomas de depressão, síndrome do pânico e a ansiedade.

Isso porque quem o pratica aprende a dominar a sua mente, harmonizando-se com ela, procurando em cada movimento a sua essência interior.

3 – Melhoria da concentração

O air yoga é um exercício intenso e que exige atenção a cada movimento do corpo e à intensidade da respiração. Dessa forma, os praticantes devem estar totalmente entregues àquele momento, concentrados e focados em cada posição e movimento.

4 – Relaxa corpo e mente

As posições fazem com que os músculos do corpo sofram compressão e descompressão, o que causa uma sensação de relaxamento. Já a posição suspensa faz com que a mente se sinta mais relaxada.

Além disso, mantras e músicas tranquilizantes são muito utilizadas durante a práticas, ajudando a relaxar ambos corpo e mente. Assim há uma diminuição dos níveis de stresse normais da rotina.

5 – Correção da postura

Conforme mencionamos, o air yoga utiliza a gravidade, reduzindo a pressão nas vértebras e articulações, de forma a melhorar a postura.

Inclusive, quem sofre de problemas como escoliose e hérnias de disco pode ver os sintomas serem minimizados com o air yoga. Isso porque este contribui também para o alívio de dores nas costas, ombros e pescoço.

6 – Eleva os níveis físicos e energéticos

A intensidade do exercício e os resultados obtidos são capazes de melhorar a disposição de quem o pratica. Deste modo, terá mais energia e resistência para encarar o dia a dia.

Mas, apesar dos diversos benefícios trazidos pela prática do air yoga, é preciso cautela. Esta não é uma atividade recomendada para quem sofre de hipertensão ou hipotensão não  controladas.

O ideal é conversar antes com um médico e um profissional da área para se certificar que a prática é segura.