Deve ou não ter um Personal Trainer?

Estamos cada vez mais conscientes da importância do exercício físico e queremos cuidar melhor da nossa saúde. No entanto, ser consistente e alcançar os resultados esperados não é fácil e muitas vezes só o conseguimos alcançar com um Personal Trainer.

Os motivos mais comuns para não praticar exercício físico são:

  • Falta de tempo
  • Não encontrar uma atividade que goste e motive
  • Não saber quais são os melhores exercícios para fazer
  • Medo de se magoar

E, a realidade é que em qualquer uma dessas situações, um Personal Trainer pode ajudá-lo.

Personal Trainer: O que é quais as suas principais funções

Um PT não é somente um professor que dá apoio individual aos seus alunos.

Trata-se de um profissional que o guia e que tem conhecimentos aprofundados de conceitos científicos. Isso permite-lhe essencialmente ajudá-lo a:

  • Definir os objetivos que deseja alcançar
  • Avaliar a sua condição física, histórico médico e desportivo
  • Programar um plano de atividades adaptado ao que precisa, levando em consideração as suas doenças, objetivos e também os seus gostos pessoais
  • Apoio na realização dos exercícios de modo a que mantenha a postura correta, ajudando-o a atingir os seus objetivos e prevenir lesões
  • Acompanhamento durante todo o processo para ajudá-lo a encontrar tempo para treinar, motivar-se e modificar exercícios à medida que melhora

É importante frisar que nesta altura de pandemia, muitos profissionais passaram a dar aulas online, utilizando assim as facilidades que a tecnologia oferece para entrar em contacto com os seus alunos (de forma individual ou em grupo).

Foi também durante esta época de pandemia que milhares de pessoas resolveram experimentar o treino personalizado de Pilates ou Ioga.

Vantagens de ter um Personal Trainer

A verdade é que ter um PT é sem dúvida uma opção muito interessante, principalmente para pessoas com problemas de saúde ou que tenham objetivos bastante específicos.

Contudo, hoje resolvemos partilhar consigo não só as vantagens de ter um Personal Trainer, como também mostrar-lhe as vantagens da prática de Pilates (ou ioga) individual. Conheça-os de seguida.

1 – Motivação

Isto irá ajudar a que consiga não só cumprir o seu objetivo como também a ser consistente, mesmo nos dias em que se sentir cansada ou sem vontade de treinar.

Além disso, esta prática vai ajudá-la a melhorar a sua condição muscular e elasticidade.

2 – Adaptação à sua realidade

Um PT adapta os exercícios ao seu ritmo de vida e dependendo do tempo que pode realmente gastar.

Não se trata de fazer qualquer tipo de exercício, mas de aproveitar o tempo de exercício de maneira eficaz e sempre adequando os mesmos ao seu objetivo ou necessidades específicas.

Por exemplo, um treino individualizado de pilates pode ser uma opção excelente para quem tem por exemplo problemas de coluna.

3 – Garante a sua segurança

Um bom personal trainer não lhe irá pedir que faça exercícios impossíveis ou que forcem desnecessariamente o seu corpo. Deve saber como se adaptar às suas necessidades para que possa alcançar os seus objetivos com segurança.

4 – Obtenção de resultados

Com este apoio especializado irá obter resultados mais rapidamente e isto ajudará a mantê-la motivada. Quando faz apenas os exercícios que são adequados para os seus objetivos, com menos esforço, vai obter resultados mais rapidamente.

5 – Aconselhamento contínuo à medida que melhora

Cuidar do seu corpo é um processo em evolução. À medida que alcança alguns resultados, surgirão outros que deseja alcançar.

No início, o seu objetivo pode ser diminuir a dor nas costas e aumentar a energia. Depois, quer concentrar-se numa determinada área. E, por fim pode querer por exemplo ter maior flexibilidade. À medida que a sua aptidão melhorar, vai querer experimentar novas atividades e desafios. E o bom do Pilates e do Ioga é que existem muitos níveis de progressão.

6 – Melhoria na agilidade

Vai melhorar a consciência do seu corpo, para que aprenda a mover-se com mais agilidade e a relaxar quando se sentir tensa.

A par disso vai saber quais são os exercícios que funcionam para si, como fazê-los e também como ter um estilo de vida saudável. E, esta aprendizagem é para toda a vida.

7 – Maior flexibilidade  

Pode treinar no horário que melhor lhe convier e em sua casa ou quando estiver de férias ou numa viagem.

Resumidamente o trabalho mais importante de um Personal Trainer é aconselhá-la a adaptar-se ao que precisa, aos seus objetivos e ao seu estilo de vida, a guiá-la à medida que avança e a responder às suas dúvidas.